Uma das presenças mais interessantes na Copa do Mundo a ser disputada no Qatar a partir do próximo domingo (20), o Canadá retorna ao Mundial após 36 anos. A primeira e única participação tinha ocorrido em 1986, quando o torneio foi disputado no México. E o time está pronto para disputar a edição de 2022. O técnico John Herdman anunciou quais serão os 26 jogadores que irão defender os Maple Leafs na principal competição de futebol do planeta.
Siga o Esporte News Mundo no Facebook, Twitter, YouTube, Instagram e TikTok.
Nas Eliminatórias da Confederação de Futebol da América do Norte, Central e do Caribe (Concacaf, em inglês), a seleção canadense disputou a primeira fase com presença no Grupo B, ao lado do Suriname, de Aruba, de Bermuda e das Ilhas Cayman. Venceu os quatro jogos, com 27 gols marcados e apenas um sofrido, e garantiu vaga na segunda fase. No confronto eliminatório diante do Haiti, venceu os dois duelos com placar agregado de 4 a 0 e avançou à fase decisiva. Na terceira fase, oito seleções disputaram o octogonal final. Os três primeiros tinham classificação direta e o quarto colocado iria à repescagem. Com oito vitórias, quatro empates e duas derrotas em 14 jogos, os canadenses lideraram com 28 pontos, empatados com o México, mas à frente no saldo de gols.
Na Copa do Mundo, o Canadá está no Grupo F, ao lado de Bélgica, Croácia e Marrocos. Sua estreia será diante dos belgas, às 16h da quarta-feira (23) no Ahmad bin Ali Stadium. Em sequência, vai jogar contra os croatas às 13h do domingo (27) e irão encerrar a fase de grupos diante dos marroquinos na quinta-feira, 1º de dezembro, ao meio-dia, no Al Thumama Stadium.
Lista de convocados
Goleiros – James Pantenis (CF Montréal/CAN), Milan Borjan (Estrela Vermelha/SER) e Dayne Saint Clair (Minnesota United/EUA).
Defensores – Samuel Adekugbe (Hatayaspor/TUR), Joel Waterman (CF Montréal/CAN), Alistair Johnston (CF Montréal/CAN), Richie Laryea (Toronto FC/CAN), Kamal Miller (CF Montréal/CAN), Steven Vitória (Desportivo de Chaves/POR) e Derek Cornelius (Panetolikos/GRE).
Meio-campistas – Liam Fraser (Deinze/BEL), Ismaël Koné (CF Montréal/CAN), Mark-Anthony Kaye (Toronto FC/CAN), David Wotherspoon (Saint Johnstone/ESC), Jonathan Osorio (Toronto FC/CAN), Atiba Hutchinson (Beşiktaş/TUR), Stephen Eustáquio (Porto/POR) e Samuel Piette (CF Montréal/CAN).
Atacantes – Liam Millar (Basel/SUI), Lucas Cavallini (Vancouver Whitecaps/CAN), Iké Ugbo (Troyes/FRA), Tajon Buchanan (Club Brugge/BEL), Jonathan David (LOSC Lille/FRA), Cyle Larin (Club Brugge/BEL), Alphonso Davies (Bayern/ALE) e Junior Hoilett (Reading/ING).
Técnico – John Herdman.