Fortaleza

Da lanterna à Liberta: Fortaleza faz campanha histórica no Campeonato Brasileiro

Felipe Cruz / Fortaleza EC
Felipe Cruz/FEC

O Fortaleza venceu o Santos no último domingo (13) pelo placar de 2×0, conseguindo uma heroica vaga para a Pré-Libertadores, mas além disso, outros fatores ocorreram para o ano ser tão especial para o torcedor do Leão.

A equipe de Juan Pablo Vojvoda teve um início de Brasileirão muito difícil, apesar das conquistas do Campeonato Cearense e da Copa do Nordeste, o primeiro semestre se tornou sombrio para o Fortaleza, que muitos davam como rebaixado. Ao fim do 1º Turno o Fortaleza estava entre os times com mais chances de rebaixamento, totalizando 75% de chance, segundo levantamento da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O tricolor amargurou várias rodadas na parte de baixo da tabela, e só saiu da zona de rebaixamento na 22ª rodada, após uma vitória contra o seu rival, o Ceará.

Mateus Lotif/FEC
Mateus Lotif/FEC

A reação do Tricolor de Aço foi de tirar o chapéu, fazendo o melhor turno de uma equipe nordestina na história dos pontos corridos com exatos 40 pontos, recorde esse que pertencia ao Vitória, quando o rubro-negro baiano obteve 36 pontos em um turno no Campeonato Brasileiro de 2013. Além disso, o Leão foi a única equipe que terminou o 1º Turno na lanterna e conseguiu escapar do rebaixamento, indo além e conquistando a tão sonhada vaga para a Pré-Libertadores, sendo a segunda vez consecutiva que o Fortaleza vai para a competição continental.

O torcedor que tanto apoiou o clube e que jamais desacreditou, foi fundamental nessa retomada, lotando a Arena Castelão para apoiar a equipe. Fizeram belíssimas festas na Libertadores, no Brasileirão, e também uma linda homenagem ao técnico Vojvoda, peça mais que fundamental para o sucesso atual do Tricolor.

Matheus Amorim / FEC
Matheus Amorim/FEC

O Fortaleza terminou o ano como Campeão Cearense, Campeão da Copa do Nordeste, conseguiu chegar às oitavas da Libertadores e até as quartas da Copa do Brasil. Escapou do rebaixamento, leva R$ 29,2 milhões de reais de premiação do Campeonato Brasileiro pela 8ª posição, consegue mais uma vez ir pro torneio continental e ainda viu o maior rival cair para a segunda divisão. Sem dúvidas o torcedor tem muito do que se orgulhar.

Matheus Amorim / FEC
Matheus Amorim/FEC

Agora, fica a expectativa para que Vojvoda fique no clube para seguir um projeto que é tão bem executado, o presidente Marcelo Paz já ressaltou que deseja renovar o vínculo com o argentino. Vojvoda ainda não decidiu se seguirá no Fortaleza, mas sabe muito bem o peso que tem pra equipe, e que seu nome está na história do Fortaleza Esporte Clube.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo