Em 2018 muita coisa era diferente. Além de ser o mundo antes da pandemia de Covid-19 e problemas políticos, a seleção da Espanha também era um pouco distinta da que veremos neste ano de 2022 na Copa do Mundo, no Qatar.
Há quatro anos, a Rússia sediou o Mundial e naquela oportunidade, a Espanha era comandada pelo técnico Julen Lopetegui e figurava o grupo B, com Portugal, Irã e Marrocos.
Veja a lista dos convocados da Espanha de 2018:
– Goleiros: David de Gea, Pepe Reina, Kepa
– Defensores: Dani Carvajal, Álvaro Odriozola, Gerard Piqué, Sergio Rmos, Nacho Fernández, César Azpilicueta, Jordi Alba, Nacho Monreal.
– Meio-campistas: Sergio Busquets, Saúl, Koke, Thiago Alcântara, Andrés Iniesta e David Silva.
– Atacantes: Diego Costa, Rodrigo, Iago Aspas, Lucas Vázquez, Marco Asensio e Isco.
Ao fim das fases de grupos, os espanhóis terminaram em primeiro lugar com cinco pontos, – após estrear com empate em 3 a 3 diante de Portugal, vencer o Irã por 1 a 0 na segunda rodada e empatar em 2 a 2 com Marrocos – e Portugal logo em seguida, com a mesma pontuação. Era chegada as oitavas de final, onde enfrentaria a Rússia, simplesmente a dona da casa.
Em um confronto equilibrado, a partida nos 90 minutos terminou em 1 a 1, com gols de Sergey Ignashevich (contra) e Artyom Sergeyevich Dzyuba para os russos, se desenhando a decisão nas penalidades. E foi assim: com boa atuação de Akinfeev defendendo duas cobranças, os donos da casa garantiram a vaga nas semifinais, eliminando a Espanha.
+ Para saber tudo sobre a Copa do Mundo – Qatar 2022, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram
MAS AFINAL, COMO CHEGA A ESPANHA PARA ESTA COPA?
Neste ano, a seleção da Espanha chega com algumas novidades e nomes de jovens, sem alguns experientes, como foi por exemplo no último Mundial. Os espanhóis comandados pelo técnico Luis Enrique tiveram um caminho tranquilo para chegar à Copa do Mundo, sendo que em oito partidas, foram seis vitórias, um empate e apenas uma derrota, ficando em primeiro lugar do grupo B das eliminatórias.
Nesta temporada, foram oito jogos, cinco vitórias, dois empates e somente uma derrota, com 15 gols marcados e seis sofridos. A última partida da Espanha neste ano foi diante de Portugal, pela UEFA Nations League 22/23, vitória por 1 a 0 com gol de Álvaro Morata. Nesta quinta (17), a Seleção enfrenta a Jordânia, às 13h (de Brasília), no estádio Anman Internacional, na Jordânia, em partida amistosa das Seleções.
DESTAQUES
Com uma seleção com jovens, os nomes que chegam mais badalados e vistos como promessas, são principalmente Gavi e Pedri, dupla de 18 e 19 anos respectivamente, do Barcelona.
BAIXAS
Por outro lado, o técnico Luis Enrique deixou de levar pelo menos três nomes experientes na Copa do Mundo: De Gea, que foi titular no último Mundial na Rússia, o zagueiro Sergio Ramos que chegou a levantar o caneco em 2010 e o meia Thiago Alcântara, que tem sido destaque nos últimos anos.
VEJA A LISTA DOS CONVOCADOS DE 2022:
– Goleiros: Unai Simón (Athletic de Bilbao), Robert Sánchez (Brighton) e David Raya (Brentford).
– Defensores: César Azpilicueta (Chelsea), Eric Garcia (Barcelona), Dani Carvajal (Real Madrid), Hugo Guillamón (Valencia), Aymeric Laporte (Manchester City), Pau Torres (Villarreal), Jordi Alba (Barcelona) e Gayà (Valencia).
– Meio-campistas: Sergio Busquets (Barcelona), Rodrigo (Manchester City), Pedri (Barcelona), Gavi (Barcelona), Koke (Atlético de Madrid), Marcos Llorente (Atlético) e Carlos Soler (PSG).
– Atacantes: Alvaro Morata (Atlético de Madrid), Ferrán Torres (Barcelona), Dani Olmo (RB Leipzig), Nico Williams (Athletic de Bilbao), Pablo Sarabia (PSG), Marco Asensio (Real Madrid), Yeremy Pino (Villarreal) e Ansu Fati (Barcelona).