Z - Z Não marcar 3

Estreante fraco, Equador espera ir contra retrospecto de estreias em Copas

Foto: Divulgação/Equador

Neste domingo (20), a Copa do Mundo começa com um duelo diferente para os fãs da bola redonda, Qatar e Equador abrem o maior torneio de futebol, às 13h. A equipe sul-americana volta a participar de uma Copa desde o mundial no Brasil, em 2014, e dessa vez espera começar vencendo diferentemente de duas das três participações em copas da La Tri.

+ Qatar x Equador: retrospecto, escalações, arbitragem e onde assistir

O Equador, com a Copa do Qatar, está indo para o seu quarto mundial (2002, 2006, 2014 e 2022). A melhor campanha equatoriana veio na sua segunda Copa, em 2006, naquela ocasião a La Tri avançou da fase de grupos para as oitavas, onde foi eliminada para a Inglaterra por 1 a 0, que venceu com gol de Beckham.

Quando o assunto é estreias em Copa do Mundo, mesmo sendo um retrospecto pequeno, o Equador não tem números positivos, no geral são duas derrotas e uma vitória. Venha ver cada uma delas.

2002

Na sua primeira Copa do Mundo, o Equador caiu no grupo G, com Itália, México e Croácia. Na partida de estreia, os equatorianos tiveram a dura missão de logo de cara enfrentar a forte seleção Azurra, que mostrou sua dominância dentro de campo. Com 30 minutos de jogo, a Itália já vencia confortável com dois gols do atacante Vieri.

Com um time bem mais fraco, o Equador não foi páreo e acabou sendo derrotado por 2 a 0 para a Itália. Depois da estreia, os equatorianos enfrentaram o México e perderam por 2 a 1, e para encerrar sua primeira aparição em Copas, a La Tri venceu a Croácia por 1 a 0.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram

2006

Na sua segunda Copa do Mundo, o Equador caiu no grupo A, com Alemanha, donas da casa, Costa Rica e Polônia. Na partida de estreia, os equatorianos enfrentaram os poloneses e começaram o mundial com o pé direito. Com gols de Tenorio e Delgado, a La Tri venceu os europeus por 2 a 0 e encaminhou uma classificação para o mata-mata da Copa.

Depois da primeira partida, o Equador enfrentou a Costa Rica e venceu por 3 a 0, e para fechar a fase de grupos enfrentaram a Alemanha e perderam por 3 a 0. Mesmo com a derrota, a La Tri se classificou para as oitavas pela primeira vez. Contra a Inglaterra, os equatorianos acabaram perdendo por 1 a 0.

2014

Depois de ficar de fora da Copa da África, em 2010, o Equador voltou a se classificar, em 2014, no Brasil os equatorianos caíram no grupo E, com França, Suíça e Honduras. Na partida de estreia, a La Tri enfrentou os suíços e até começaram vencendo, com gol de Enner Valencia, uma das estrelas do time, porém no segundo tempo, com gols de Mehmedi e Seferovic, no último minuto, os europeus viraram e conquistaram três pontos gigantescos.

Depois disso, o Equador enfrentou Honduras e venceu por 2 a 1, com dois gols de Enner Valencia, e para fechar a fase de grupos enfrentaram a França e ficaram no 0 a 0.

O Equador estreia neste domingo contra o Qatar, às 13h, depois disso volta a campo na sexta (25), contra a Holanda, às 13h, e fecha a fase de grupos no dia 29, contra Senegal, às 12h.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo