Nesta quarta-feira (23), a Red Bull anunciou por meio das suas redes sociais o retorno de Daniel Ricciardo para a equipe, ele volta como terceiro piloto para 2023. Depois de duas temporadas na McLaren, o australiano teve seu contrato rescindido e não teve espaço em outras equipes, com isso optou por voltar para sua “casa” na Fórmula 1.
+ Williams anuncia Logan Sargeant como novo piloto para 2023
Como terceiro piloto, Daniel Ricciardo terá como funções auxiliar a equipe nos testes e trabalho de simulador, além de participar de eventos comerciais. O australiano não deve ter as atribuições tradicionais de um piloto reserva, que devem se manter com o jovem neozelandês Liam Lawson.
“O sorriso diz tudo”, disse Ricciardo. “Estou realmente empolgado por voltar para casa na Oracle Red Bull Racing como seu terceiro piloto em 2023. Já tenho tantas boas lembranças do meu tempo aqui, mas as boas-vindas de Christian [Horner], Dr [Helmut] Marko e toda a equipe é algo que eu sinceramente aprecio.
“Para mim, pessoalmente, a capacidade de contribuir e estar cercado pela melhor equipe da F1 é extremamente atraente, além de me dar algum tempo para recarregar e reorientar. Mal posso esperar para estar com a equipe e apoiar o trabalho no simulador, sessões de testes e atividades comerciais. Vamos lá!”
“É ótimo trazer Ricciardo de volta à família Red Bull. Ele tem um talento enorme e um caráter tão brilhante; Sei que toda a fábrica está animada para recebê-lo em casa.
“Em sua função de piloto de testes e terceiro, Ricciardo nos dará a chance de diversificar, auxiliando no desenvolvimento do carro, auxiliando a equipe com sua experiência e conhecimento do que é preciso para ter sucesso na F1. Estamos muito satisfeitos por trabalhar com Daniel novamente e esperamos tudo o que ele trará para a equipe em 2023.”
Siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook
Daniel Ricciardo foi anunciado na McLaren em 2021, ele chegou com contrato até 2023. No seu primeiro ano ele sofreu para de adaptar ao carro e viu seu parceiro, Norris, acumular pódios, porém o australiano conseguiu algo que o britânico não fez, ele venceu uma corrida, o GP de Monza de 2021, primeira vitória de Ricciardo desde o GP de Mônaco em 2018.
Nesta temporada o desempenho de Ricciardo piorou junto com o carro da McLaren que está bem abaixo do que o esperado, com isso a equipe britânica decidiu trocar Daniel por Oscar Piastri para 2023.
Com essa decisão, Ricciardo foi sondado por várias equipes para a vaga de primeiro piloto, Alpine e Haas são uma delas, ele também teve seu nome ventilado na Mercedes, para a mesma função que irá desempenhar na Red Bull em 2023.
Pela Red Bull, Ricciardo disputou 100 GPs, com sete vitórias, 13 voltas mais rápidas, 29 pódios e uma ótima relação com Max Verstappen.