Nesta segunda-feira (28), Brasil e Suíça se enfrentam, no Stadium 974, em partida válida pela 2ª rodada da fase de grupos. Para este confronto a Seleção terá o desfalque do seu grande astro, Neymar Jr, o camisa 10 machucou o tornozelo e não joga contra os suíços. Sem o camisa 10 a seleção brasileira tem um aproveitamento pior do que com ele, porém o único título da ‘Era Tite’ veio sem o craque em campo, então a “Neymardependência” que existiu por um grande período de tempo nos últimos anos diminuiu consideravelmente.
+ Elvedi, zagueiro da Suíça, analisa jogo contra o Brasil sem Neymar: “São vencíveis”
Somando todos os jogos da ‘Era Tite’, o aproveitamento do Brasil sem Neymar é inferior do que com o craque em campo. Entretanto, a diferença dos números não é nada absurdo para eliminar as chances de título da Seleção no Qatar. Ao todo, o aproveitamento é de 83,97% com Neymar, contra 76% sem ele.
- Com Neymar: 41 vitórias, 8 empates, 3 derrotas — 83,97% de aproveitamento.
- Sem Neymar: 17 vitórias, 6 empates, 2 derrotas — 76,00% de aproveitamento.
Dividindo os ciclos da ‘Era Tite’, na primeira parte, período válido de 2016 até a eliminação para a Bélgica em 2018, o Brasil teve um aproveitamento melhor sem Neymar: 83,33% contra 71,67% com o craque em campo. No geral foram, 15 vitórias, quatro empates e uma derrota quando o camisa 10 estava em campo, contra cinco vitórias e uma derrota sem ele.
Entretanto, os números se invertem na segunda parte, período válido desde o primeiro jogo após a eliminação de 2018 até o jogo contra a Sérvia na Copa de 2022, da ‘Era Tite’. Neste caso, são 85,42% de aproveitamento, tendo a presença de Neymar contra 73,68% sem o camisa 10. Foram 26 vitórias, quatro empates e duas derrotas com o craque, e 12 vitórias, seis empates e uma derrota sem a sua escalação.
Siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook
Mesmo com os números intrigantes com e sem Neymar, o camisa 10 do Brasil tem uma estatística chata nas suas costas: o de nunca ter sido campeão com Tite. Isso porque, na Copa América conquistada em 2019, o astro da Seleção não estava apto para jogar. O craque da equipe brasileira foi cortado por causa de uma lesão no tornozelo direito, mesmo problema que Neymar está lidando agora.
Além de nunca ter conquistado títulos com Tite, Neymar soma algumas derrotas amargas com o atual treinador da Seleção. A primeira foi na Copa de 2018, quando o Brasil foi derrotado pela Bélgica nas quartas de final do mundial da Rússia por 2 a 1. A segunda derrota foi na Copa América de 2021, nesta ocasião a equipe brasileira perdeu para a Argentina por 1 a 0 no Maracanã.