Na partida de segunda-feira, 28, a Seleção Brasileira derrotou os suíços por 1 a 0, e a Canarinha garantiu mais uma participação na fase final da competição e manteve viva a tradição tupiniquim de estar entre as favoritas de uma Copa do Mundo. O Mundial no país árabe vem servindo como um termômetro para o simbolismo da Canarinha dentro e fora do país.
Dentre os símbolos mais conhecidos do mundo da bola está a camisa amarela da Seleção Brasileira. Não é difícil que em uma Copa do Mundo ela se torne uma das mais vestidas dentro dos estádios, fora deles, nos bares, nas ruas da cidade-sede ou até mesmo em locais rotineiros, como aeroportos, shoppings e rodoviárias. O carisma da Seleção atravessa as fronteiras do continente sul-americano e conseguem aterrissar em países além do Atlântico durante a época do Mundial.
Mas é um ponto que se transforma em curiosidade. A Seleção Brasileira, além de ser a mais visada pelos europeus e também por países que fazem parte do primeiro mundo, ela é querida por aqueles países no qual não possuem uma tradição tão pesada quanto a dos adversários mais famosos da Canarinha.
No Qatar, país encravado no Oriente médio, no qual grande parte dos operários das enormes e polêmicas obras dos estádios para o Mundial são de fora do país. Indianos, paquistaneses, chineses e dentre outras partes do mundo afora foram trabalhar no país da Copa em busca de dinheiro e de oportunidades. Mas com as obras entregues, eles ficaram e decidiram adotar um país, na ausência dos seus, para torcerem.
A Canarinha se tornou esse representante de diversas nações que não são consideradas das mais ricas ou desenvolvidas. Em outras palavras, a vida desses torcedores que vieram de países no qual sofríam com a pobreza, miséria, escassez de oportunidades e a opressão não foi fácil nos anos que antecederam o Mundial, mas enxergaram na camisa amarela da Seleção Brasileira a luz no fim do túnel para conseguirem se sentir vitoriosos e respeitados no futebol.
No perfil do influencer, Rodrigo da Silva, no Twitter, ele fez um compilado de imagens que mostram ao redor do mundo diversas nações que tiveram reações semelhantes às nossas, de brasileiros torcendo para a Seleção Brasileira. Em muitos deles, os países sequer já chegaram a uma Copa do Mundo ou possuem alguma tradição no futebol. Mas, ao ver a camisa amarela, eles se tornaram parte da torcida de 215 milhões de brasileiros.
Confira as imagens:
Acompanhe todas as notícias da Copa do Mundo do Qatar no Esporte News Mundo.