O Vasco iniciou, na última segunda-feira, a pré-temporada de olho em 2023. O elenco vascaíno se reapresentou no CT Moacyr Barbosa para para testes e avaliações físicas junto aos profissionais do DESP (Departamento de Saúde e Performance). Assim, o diretor médico do clube, Gustavo Caldeira, falou sobre com será a preparação neste período.
+ Elenco do Vasco se reapresenta para avaliações físicas e exames médicos
– A gente tem um elenco que vai se reapresentar em duas etapas. Primeiro os atletas que já são da casa e depois os atletas que vão chegando ao longo da temporada. Então dividimos essas avaliações em atletas da casa e atletas contratados. Os atletas da casa chegam, fazem anamnese, fazem o exame médico, depois entram para a sala de fisiologia e fazem as avaliações bioquímica e termográfica. Posteriormente, eles vem ao salão para as avaliações em estações. São divididos em grupos e passam por quatro estações: força específica para posterior de coxa; teste de adutor de coxa; salto e mobilidade de quadril – afirmou Caldeira à “Vasco TV”.
– Quanto mais tempo a gente disponibilizar os atletas para o treinador, melhor. Hoje a gente não faz mais aquelas avaliações que fazíamos há pouco tempo. Fazia quarto, cinco dias só de avaliações físicas e médicas e depois entregaria os atletas pra comissão. Hoje a gente utiliza o máximo esse tempo e os atletas estão desde o primeiro dia com o técnico – completou o diretor.
Gustavo Caldeira também falou sobre as recomendações passadas ao jogadores durante o período de férias. Segundo o médico, a maioria dos atletas segue as dicas do clube.
– A gente passa recomendações para os atletas que querem se manter ativos durante as férias. A maioria deles faz porque está no intríssico do atletas. Essas avaliações de pré-temporada são principalmente para identificarmos pontos com falha e colocarmos um padrão basal de identificação do atleta, como está a força, o adutor, a análise bioquímica. Daí a gente tem um comparativo durante a temporada.
Siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram.
Situação dos lesionados
Por fim, Gustavo Caldeira falou sobre as situações dos jogadores que tiveram graves lesões nesta temporada e precisaram passar por cirurgia. Confira!
Riquelme: Fez reconstrução do ligamento cruzado anterior esquerdo em agosto, tem um protocolo de recuperação total de 9 meses. Ele está com 4 meses de pós-operatório. Ele tá muito bem, vem ganhado força durante essa recuperação. Faz todos os movimentos sem qualquer queixa, o joelho está estável, agora ele tá entrando na fase 4. A perspectiva é que volte dentro do primeiro semestre pra ser entregue pro departamento de futebol.
Gabriel Dias: Fez uma cirurgia para reconstrução lesão no tendão patelar. Ele está muito bem, falta apenas ganhar força, já tem mobilidade normal, sem dor há um bom tempo, já está trotando. Acreditamos que durante a pré-temporada já seja entregue ao grupo pra fazer a progressão dele para retorno.