A passagem de Fernando Santos como técnico da seleção de Portugal chegou ao fim com a campanha que levou a equipe nacional até à fase de quartas de final da Copa do Mundo do Qatar. De acordo com a imprensa portuguesa, depois de algumas reuniões, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) decidiu encerrar o ciclo do treinador, que estava no comando desde 2014 e conquistou os títulos da Eurocopa e da Nations League.
A saída de Fernando Santos já estava prevista desde a eliminação na Copa do Mundo, mas ainda não está oficializada. O treinador de 68 anos tinha contrato até 2024, quando a próxima edição da Eurocopa será disputada. Com esse rompimento do vínculo, Fernando Santos acumulou oito anos no comando da seleção portuguesa, tendo comandado uma das mais promissoras gerações do futebol português.
Para saber tudo sobre a Copa do Mundo Qatar 2022, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram.
Ao todo, o treinador esteve no comando da equipe em 109 jogos, tendo conseguido 67 vitórias, 23 empates e 19 derrotas. A disputa da Copa do Mundo do Qatar estava entre os torneios importantes até mesmo visando a manutenção de Fernando Santos no comando. No entanto, o rendimento ruim acabou sendo determinante para a saída precoce do treinador.
Mourinho na mira:
Ainda de acordo com a imprensa portuguesa, o principal nome para assumir o cargo no momento é o de José Mourinho, que atualmente está no comando da Roma, da Itália. O treinador só chegaria à seleção nacional depois do encerramento da atual temporada europeia. Até por conta disso, Portugal poderia ter um treinador interino.
Com base nas informações do jornal “A Bola”, a possibilidade mais é de Rui Jorge, que desde 2011 comanda a seleção sub-21 de Portugal e conhece boa parte dos jogadores que hoje estão na seleção principal. Rui Jorge seria promovido ao cargo de interino até a chegada oficial de José Mourinho, prevista para acontecer entre julho e agosto de 2023.