A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) confirmou, nesta quinta-feira (15), a demissão do técnico Fernando Santos, que estava no cargo de treinador da seleção portuguesa desde 2014. Com o insucesso na Copa do Mundo do Qatar, o treinador acabou tendo o seu contrato rompido e deixa o comando de maneira imediata. Agora, as primeiras especulações já aparecem e com José Mourinho no topo da lista.
O atual treinador do Roma, aliás, está em Portugal para uma série de amistosos que a equipe italiana fará até o próximo dia 22 de dezembro na cidade de Faro. Com a saída de Fernando Santos, Mourinho não quis comentar a possibilidade de assumir o comando da seleção portuguesa de maneira imediata e optou pelo silêncio.
Para saber tudo sobre a Copa do Mundo Qatar 2022, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram.
De acordo com as informações da imprensa portuguesa, José Mourinho é a primeira opção para assumir o cargo neste momento e existem duas possibilidades para isso. O primeiro caminho seria um anúncio imediato e Mourinho dividiria as atenções entre a seleção de Portugal e a Roma até o final da atual temporada europeia. Um segundo cenário seria a entrada de um treinador interino até Mourinho encerrar o ano esportivo na Europa.
Com a segunda possibilidade, o cargo que era de Fernando Santos cairia nas mãos de Rui Jorge, que desde 2011 comanda as seleções de base de Portugal. Aos 49 anos, o treinador ainda não teve oportunidades em equipes principais seja por clubes ou seleções. Rui Jorge seria o responsável pelo trabalho de transição para a chegada de José Mourinho.
Leia o comunicado sobre a demissão de Fernando Santos na íntegra:
A Federação Portuguesa de Futebol e Fernando Santos concordaram em dar por terminado o percurso de grande sucesso iniciado em setembro de 2014.
Após uma das melhores participações de sempre da Seleção Nacional em fases finais do Campeonato do Mundo, no Catar, FPF e Fernando Santos entendem que este é o momento certo para iniciar um novo ciclo.
Com Fernando Santos à frente da Seleção Nacional, o nosso País venceu pela primeira vez duas competições internacionais: o inesquecível Euro 2016, em França, e a Liga das Nações, em 2019.
Além dos títulos conquistados, Fernando Santos tornou-se o selecionador com mais jogos e mais vitórias.
Foi uma honra ter podido contar com um treinador e uma pessoa como Fernando Santos na liderança da Seleção Nacional.
A FPF agradece a Fernando Santos e à sua equipa técnica os serviços prestados ao longo de oito anos ímpares e acredita que este agradecimento é feito também em nome dos portugueses.
A Direção da FPF iniciará agora o processo de escolha do próximo selecionador nacional