De volta à elite do futebol brasileiro após três anos, o Cruzeiro já trabalha para 2023. Com os olhos na próxima temporada, o clube planeja os desafios que tem pela frente e coloca em ação uma reformulação profunda no seu elenco, visando a Série A.
Com a saída de grande parte do elenco que fez parte do título da Série B, o time celeste iniciou a pré temporada no dia 14 de dezembro, com poucos atletas e uma certeza: a que muitas “caras” novas iriam chegar. Mas o que não se esperava é que o mercado estaria agressivo logo de cara. Confira como anda as movimentações da equipe estrelada, sob gestão de Ronaldo Fenômeno.
NÃO FICA!
Antes de falar em chegadas é hora de saber quem não fica no clube para a próxima temporada. E a lista é bem longa.
Denivys: O promissor goleiro de 21 anos foi emprestado ao Athletic para a disputa do Campeonato Mineiro, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro da Série D. Lembrando que seu vínculo com o Cruzeiro vai até dezembro de 2023. O jogador ainda não foi procurado para renovação.
Gabriel Mesquita: Contratado junto ao Guarani para ser a segunda opção da meta celeste, o arqueiro não conseguiu sequer ameaçar a titularidade de Rafael Cabral. Com apenas uma partida disputada com a camisa celeste, Gabriel, de 24 anos, tem conversas avançadas para defender o Água Santa-SP, até o fim do Estadual da próxima temporada.
Rômulo: Com contrato até o fim de 2023, o polivalente jogador acertou, junto ao clube, o encerramento do seu vínculo na atual temporada. Rômulo chegou a receber um convite de Ronaldo para fazer parte da gestão do clube, mas decidiu seguir sua carreira dentro de campo, agora em outro clube.
Léo Pais: O uruguaio chegou à Toca da Raposa II à pedido do técnico Paulo Pezzolano e foi a contratação modelo SAF celeste, com valor baixo e contrato curto. Porém, as lesões e um desempenho mediano foram entraves no ano. Com isso, não teve seu contrato renovado.
Geovane Jesus: O promissor lateral de 21 anos demonstrou seu valor durante à temporada e garantiu titularidade absoluta na posição, mesmo tendo forte concorrência. As atuações seguras chamaram a atenção do Dallas FC, da MLS, que realizou sua contratação por cerca de R$7 milhões.
Matheus Bidu: O lateral-esquerdo, que veio por empréstimo junto ao Guarani, não teve sua opção de compra exercida pelo Cruzeiro. O jogador deve seguir rumo ao Corinthians na próxima temporada.
William Oliveira: Peça importante no esquema do técnico Paulo Pezzolano, o volante caiu de rendimento após uma lesão no ombro. Titular em boa parte do ano, o jogador é mais um que não fica. Seu destino é o Goiás.
Chay: Contratado por empréstimo junto ao Botafogo, o meia foi da expectativa de ajudar na caminhada da Raposa na Série B ao ostracismo de sequer entrar nas partidas. O jogador volta à equipe carioca na próxima temporada.
Waguininho: Utilizado em boa parte do Campeonato Estadual, o atacante perdeu espaço ao decorrer do ano. Agora, fora dos planos para à próxima temporada, será emprestado ao Avaí.
Luvannor: Com muito carisma e gols importantes, o atacante deixou sua marca no clube e foi importante para o acesso à Série A, mas isso não foi suficiente para que o jogador continuasse no clube. Ele não teve o contrato renovado.
Zé Ivaldo e Jajá: Os dois jogadores, que vieram por empréstimo junto ao Athlético-PR, retornaram ao Furacão e devem ser reintegrados ao elenco principal do clube paranaense.
O clube também não terá Lincoln, Rodolfo, Fernando Canesin, Pablo Siles e Wagner Leonardo em seu plantel na próxima temporada. Pouco utilizados ao decorrer da temporada, os jogadores tiveram vínculo por empréstimo encerrados e retornaram aos seus clubes de origem.
E o número de saídas pode aumentar. O clube ainda analisa a situação dos meias Pedro Castro e João Paulo e do atacante Rafa Silva. Todos eles ainda têm futuro incerto e podem deixar o clube.
Rafael Santos, que foi emprestado ao Coritiba e está de volta à Toca da Raposa, também tem destino indefinido. O lateral-esquerdo tem proposta do Orlando City, da MLS e está próximo de ser negociado.
QUEM CHEGA…
Se o número de saídas é alto, o de chegadas também não está muito atrás. E a tendência é que mais “caras” novas apareçam no centro de treinamento celeste até o fim do ano. Confira os novos contratados da equipe estrelada para o próximo ano:
Neris: Primeiro reforço visando à Série A, o zagueiro, de 30 anos, estava atuando na Arábia Saudita. O jogador tem passagens pelo Santa Cruz-PE, Sport, Internacional e Paraná. Livre no mercado após encerrar seu vínculo com o Al Hazm, chega sem custos, com contrato até o fim de 2024.
Igor Formiga: O lateral-direito de 23 anos, que atou na Ponte Preta em 2022, chega para reforçar o setor da equipe de Paulo Pezzolano. Formiga tem o contrato até o fim de 2024.
William: O defensor, de 27 anos, chega ao clube na intensão de voltar aos bons momentos na carreira. Sem atuar há quase dois anos por uma sequência de lesões, o lateral terá em Belo Horizonte um contrato de produtividade com o Cruzeiro, com metas que podem garantir uma renovação.
Walisson: O volante, que foi um dos destaques da Ponte Preta na temporada, é mais um que reforça o clube em 2023. O jogador, de 25 anos, tem vínculo até 2025.
Ramiro: O jogador foi a oportunidade de mercado que a gestão de Ronaldo adora captar: sem custos e livre no mercado. Após sua passagem no Corinthians, o volante aceitou o desafio, se adequou aos padrões celestes e já foi anunciado, com contrato até o fim de 2024.
Mateus Vital: O meia, de 24 anos, assinou com o Cruzeiro por três temporadas, após negociação com o Corinthians. Os direitos econômicos do jogador serão divididos entre os clubes, com a maior porcentagem ficando com a equipe paulista.
Nikão: Após uma passagem para esquecer no São Paulo, o meia chega por empréstimo de uma temporada à Toca da Raposa, em busca de recuperar o bom futebol que apresentou ao longo da carreira. Em caso de boa performance, o Cruzeiro terá a opção de compra.
Wesley: O atacante chega para reforçar o setor que tem poucas opções após as diversas saídas. Sendo talvez a principal movimentação do mercado do clube até aqui, o jogador foi anunciado nesta terça-feira (27) após uma transação de 3 milhões de euros.
– Rafael Bilu: Sendo a contratação mais contestada até aqui, o atacante chega para tratar de uma lesão e ser observado no Campeonato Mineiro. Caso atinja metas pré-estabelecidas, terá seu contrato, previsto para encerrar no mês de julho, renovado.
PODEM CHEGAR!
– Anderson: o goleiro do Athletico-PR encerra seu contrato com a equipe paranaense agora em dezembro e chegará a Toca da Raposa II sem custos, para disputar posição na meta celeste.
O clube ainda trabalha para que mais jogadores cheguem para reforçar a equipe na próxima temporada. O próximo na lista é o zagueiro Reynaldo, de 25 anos. O jogador, que atuou no Goiás, chega a Belo Horizonte para assinar contrato e ser apresentado oficialmente.
Nomes como o do também zagueiro, Raul Gustavo e do meia Almendra também estão na pauta celeste e podem ser novidades no time de Ronaldo Fenômeno.
O trabalho por parte da diretoria e da comissão técnica está apenas no começo, mas, as movimentações do Cruzeiro no mercado já animam o torcedor e trazem a esperança de um 2023 competitivo.
Para saber tudo sobre o Cruzeiro, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook.