Em homenagem ao Rei Pelé, está aberto uma exposição chamada “Pai e filho, história da realeza contada através de camisas”, sendo divulgada na cidade de Marília, aproximadamente a 433 km da capital paulista.
Durante a exibição, conta a história do atleta por meio de 25 uniformes e traz réplicas de modelos utilizados no Santos, na seleção brasileira e em outras equipes em que ele atuou desde a infância. Além disso, um acervo de camisas históricas utilizadas pelo craque na Copa do Mundo na Suécia (1958), Chile (1962), México (1970), estão disponíveis na exposição. Existe peças utilizadas por Dondinho, pai de Pelé, atuando pelo Vasco e Atlético-MG.
Para saber mais sobre o Santos, siga o Esporte News Mundo pelo Twitter, Facebook e Instagram.
O evento traz as camisas usadas pelo maior jogador de todos os temposna seleção miliitar, em sua despedida no Santos (1974), equipes amadoras e no Nwe York Cosmos, agremiação norte-americana que o Rei jogou.
Uma parte da história nas camisetas do Peixe mostra que ele usou contra o Vasco, no milésimo gol de sua carreira em 1969. Também utilizada no Mundial Interclubes de 1962, vencida em cima do Benfica de Eusébio por 5 a 2 no estádio da Luz, em Lisboa.
O resposável pela coleção, o dentista Pérsio Nicoletti, conta que o acervo familiar, mas após pedidos de amigos, conveceu a realizar em exposição.
“As camisas ssão resultado de uma pesquisa de quatro anos e são réplicas, com o mesmo tecido e etiqueta que foram utilizadas no passado. Todas são da marca Athleta, que era responsável pela produção dos uniformes da época. A história do Pelé contada em camisas traz desde o infantil, quando ele jogava em Bauru, até o final da carreira dele , nos Estados Unidos ” – conta Nicoletti.
O Rei Pelé segue internado no Hospital Israelita Albert Eisntein desde 29 de novembro, tratando de um tumor no colón.
O idealizador comenta que afirma que teve o objetivo de mostrar a história com o ex-jogador vivo.
“Infelizmente a exposição coincide com o agravamento da doença do Rei. É um trabalho que foi feito durante anos e está sendo exposto neste momento tão delicado. Eu espero poder contar histórias dele para as pessoas com ele em vida, são momwentos que ele passou que muita gente não conhece”, aborda.
Um dos momentos mais inusitados do local são as camisas utilizadas pelo Rei como goleiro, em que atuou em quatro oportunidades.
Jogos de Pelé como goleiro, de acordo com o Centro de Memória e Estatística do Santos:
04/11/1959 – Santos 4 x 2 Comercial – Campeonato Paulista
19/01/1964 – Santos 4 x 3 Grêmio, Taça Brasil
14/11/1969 – Santos 3 x 0 Botafogo/PB – Amistoso
19/06/1973 – Santos 4 x 0 Baltimore Bays, Amistoso
O início da exposição começou na última segunda-feira (26), e tem entrada gratuita até o dia 08 de janeiro, e funciona de segunda a sexta, das 9h às 20h, no Colégio Esmeraldas, em Marília-SP.