Faleceu nesta quinta-feira, 29, em São Paulo, aos 82 anos, o Rei Pelé, ícone do futebol que apresentou para o mundo a forma brasileira de jogar. E foi com essa marca, que em 1975 lhe confiada uma missão: Após 19 temporadas defendendo o Santos, Pelé saiu de sua “semi-aposentadoria” para assinar com o New York Cosmos, time americano que visava com a contratação do rei, popularizar o esporte nos Estados Unidos.
Além disso, o time na época pertencia a Warner Communications, e ele foi nomeado para ser relações públicas da empresa, como também uma forma de se estender para fora dos gramados o valor de sua imagem.
No período em que atuou pelo clube, o Rei marcou 37 gols e deu 30 assistências, e o time foi campeão no ano de 1977. No dia 1º de outubro, daquele ano, ele fez a sua última partida pelo Cosmos em um jogo que marcou sua despedida definitiva dos gramados.
O adversário na ocasião foi o Santos, clube em que atuou por quase vinte anos. Nesse confronto, Pelé atuou o primeiro tempo pela equipe de Nova York e o segundo tempo pelo clube brasileiro. A sua passagem pelo Cosmos, fez com que o soccer (nome dado ao futebol nos EUA) passasse a ser mais admirado e adquirisse maior relevância.