Carlo Ancelotti, técnico do Real Madrid, se manifestou pela primeira vez após os episódios de racismo que ocorreram contra o jogador Vinicius Junior, durante o jogo entre o Real Madrid e Real Valladolid, ocorrido na última sexta-feira (30). No jogo em questão, os torcedores do time mandante agrediram Vinicius com ofensas verbais, além de arremessar objetos em campo, alguns foram chutados por ele, e outros foram coletados pelo goleiro Courtois, que o acompanhava no momento.
Após o caso, Vinicius chegou a se manifestar nas redes sociais, expondo a omissão da La Liga, que até o presente momento não trouxe punições pungentes para os casos.
E nesta segunda-feira, após a ampla repercussão do caso, Ancelotti foi direto ao ponto, e disse que tem de haver tolerância zero com casos de racismo e xenofobia, como os que vem sendo praticados.
– Não tenho essas conversas com Vinicius, isso é muito claro. Não falo de um tema que não tem que existir, o racismo e a xenofobia. Mostrar isso ao Vini seria um erro porque é um problema da sociedade que não deveria existir. Para mim, tolerância zero nesse tema – declarou o técnico.
A falha em punir com destreza estes atos, também foi destacada por Ancelotti, que acredita que as determinações precisam ser pensadas com uma visão mais ampla, abarcando os temas que merecem a atenção do torcedor, dos responsáveis, como também dos jogadores.
– Não é um problema da LaLiga, mas sim geral e cultural. Para mim, a sociedade não tem a educação que deveria ter. Não focarei no Vinicius, na liga ou nas sanções. É preciso pensar em algo além. O racismo e a xenofobia são temas muito sérios – completou.