A abertura da 18ª rodada da Serie A 2022-23 será marcada por um duelo que voltou a ganhar rivalidade nos últimos anos. No duelo entre o Norte e o Sul da Itália, o Napoli tenta manter a vantagem no topo da tabela do calcio no clássico diante da Juventus. O confronto será realizado às 16h45 desta sexta-feira (13) no Estádio Diego Armando Maradona, em Nápoles/ITA.
[wptb id=546356]Siga o Esporte News Mundo no Facebook, Twitter, YouTube, Instagram, Koo e TikTok.
De um lado, os napolitanos se recuperaram da perda da invencibilidade no Campeonato Italiano com vitória sobre a Sampdoria em Gênova por 2 a 0, no último fim de semana, e seguem firmes na liderança, com 44 pontos. Do outro lado, a Velha Senhora está em ótima fase dentro das quatro linhas, mesmo com diversos problemas administrativos. Com oito vitórias seguidas e sem perder na Serie A desde o começo do último mês de outubro, o time já ocupa a segunda colocação, com 37 pontos. Enquanto o Napoli tem o melhor ataque da competição, com 39 gols marcados, a Juventus tem a melhor defesa, com apenas sete tentos sofridos em 17 rodadas.
Retrospecto
Em todos os tempos e por todas as competições, nacionais e internacionais, Napoli e Juventus já se enfrentaram em 178 jogos, com 41 vitórias e 200 gols marcados pelos napolitanos, triunfos e 276 tentos assinalados pela Juve, além de 54 empates. Apenas na Serie A, são 158 partidas, com 34 vitórias partenopei, 70 bianconeri e 48 empates. O último confronto ocorreu há pouco mais de um ano, no dia 6 de janeiro de 2022, no Allianz Stadium, em Turim/ITA, pelo Campeonato Italiano. A partida terminou empatada em 1 a 1, com gols de Chiesa (Juventus) e Mertens (Napoli).
Ficha técnica de Napoli x Juventus
Horário – Sexta-feira (13), às 16h45 (horário de Brasília)
Local – Estádio Diego Armando Maradona, Nápoles/ITA
Arbitragem de campo – Daniele Doveri, auxiliado por Alessandro Costanzo e por Matteo Passeri, com Daniele Chiffi como quarto árbitro.
Arbitragem de vídeo – Maurizio Mariani, auxiliado por Marco Piccinini.
Onde assistir – ESPN e Star+
Possíveis escalações
Napoli – Alex Meret; Giovanni di Lorenzo, Amir Rrahmani, Min-jae Kim e Mário Rui; Stanoslav Lobotka, André-Frank Zambo Anguissa e Piotr Zieliński; Matteo Politano, Victor Osimhen e Khvicha Kvaratskhelia. Técnico: Luciano Spalletti.
Juventus – Wojciech Szczęsny; Danilo, Gleison Bremer e Alex Sandro; Manuel Locatelli, Nicolò Fagioli, Adrien Rabiot, Weston McKennie e Filip Kostić; Ángel di María e Arkadiusz Milik. Técnico: Massimiliano Allegri.
Desfalques – Mattia de Sciglio, Juan Cuadrado, Leonardo Bonucci, Paul Pogba, Dušan Vlahović e Marley Aké.