Nesta última sexta-feira (13), a Williams anunciou por meio das redes sociais seu novo chefe de equipe, se trata do britânico James Vowles. O ex-diretor de estratégia da Mercedes chega para substituir Jost Capito.
+ GP da Arábia Saudita abrirá a temporada da Fórmula 1 em 2024
“Mal posso esperar para começar com a Williams Racing. É uma honra fazer parte de uma equipe com uma herança tão rica. A equipe é um ícone do nosso esporte, que respeito muito e estou ansioso pelo desafio”, disse James.
Falando sobre a nova nomeação, o presidente da Dorilton Capital, Matthew Savage, disse: “Estamos muito satisfeitos em receber James na Williams Racing.“Ele é um dos talentos mais respeitados da Fórmula 1 e trará desempenho. Ele tem sido uma parte fundamental de alguns dos feitos mais impressionantes do esporte nos últimos 15 anos. À medida que continuamos nossa busca incansável por resultados, acreditamos que a nomeação de James reforça nossa dedicação em garantir que tenhamos uma liderança enérgica, experiente e forte à medida que avançamos para a próxima fase de transformação da Williams Racing”.
James se tornará apenas o terceiro chefe de equipe diferente da história da Williams. Aos 43 anos, o britânico já acumula 21 anos de experiência na Fórmula 1, com passagens pela Honda, Brawn GP e BAR, além da Mercedes, onde estava desde 2010, temporada em que a equipe alemã retornou ao grid da F1.
Falando sobre sua saída da Mercedes após mais de 12 anos com a equipe, James disse: “A Mercedes tem me apoiado muito em minha jornada e nos separamos em excelentes termos após mais de 20 anos trabalhando em Brackley.“Sou grato por tudo que Toto [Wolff] e a equipe forneceram, e tem sido uma experiência muito especial caminhar juntos pelo fracasso e pelo sucesso.”
James acrescentou: “A Williams Racing depositou sua fé e confiança em mim, e farei o mesmo em troca. A equipe tem um tremendo potencial e nossa jornada juntos começa em questão de semanas.”
O próprio Toto teve algumas palavras gentis para dizer quando a notícia da nomeação de James se tornou pública: “Tendo trabalhado com ele desde que entrei na equipe pela primeira vez em 2013, sei o quão diligente, capaz e talentoso ele é e tive grande satisfação em assistir James desenvolver e crescer ao longo da última década.“Embora estejamos naturalmente tristes por nos despedirmos, desejamos a ele muito sucesso e estamos muito satisfeitos por ele dar o próximo passo em sua carreira com a Williams, um forte parceiro técnico nosso e que tem um lugar próximo ao meu coração. ”
Siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook
Após conquistar um título com a Brawn GP e oito com a Mercedes, Vowles agora terá uma missão bem mais complicada com a Williams. A escuderia terminou 2022 na última posição no Mundial de Construtores, tendo conquistado apenas oito pontos. O time de Grove será o primeiro a revelar o carro deste ano, com lançamento marcado para o dia 6 de fevereiro.
A temporada de 2023 da Fórmula 1 se inicia no dia 5 de março, com a disputa do GP do Bahrein.