O técnico português Fernando Santos passou nove temporadas no comando da seleção de seu país, mas acabou sendo demitido depois da disputa da Copa do Mundo do Qatar, aonde Portugal ficou nas quartas de final após derrota para o Marrocos. Agora, o treinador de 68 anos está próximo de retornar aos trabalhos e pode assumir o comando da seleção polonesa. Fernando Santos já está em Varsóvia para negociar o contrato.
O treinador português chegou à Polônia nesta segunda-feira (23), e, segundo a imprensa local, vai se reunir com Cezary Kulesza, presidente da Federação Polonesa de Futebol, para definir os últimos detalhes antes de assumir o cargo de treinador da Polônia. Fernando Santos terá a responsabilidade de fazer o ciclo visando a Eurocopa de 2024, na Alemanha.
Siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook
Se confirmado, o treinador será mais um português a comandar a seleção polonesa, já que anteriormente Paulo Sousa ocupava o cargo. No entanto, o treinador acabou optando por uma saída ainda durante a disputa das Eliminatórias Europeias para a Copa do Mundo do Qatar. Na ocasião, Paulo Sousa acabou aceitando um convite para treinar o Flamengo.
Na Copa do Mundo, a Polônia estava sob o comando de Czeslaw Michniewicz e foi até a fase de oitavas de final, aonde perdeu para a França, que acabou ficando com o segundo lugar no Mundial. Depois da disputa no Qatar, Michniewicz acabou sendo demitido pela Federação Polonesa de Futebol, que passou a buscar um novo profissional.
A Polônia será a terceira seleção a ser dirigida por Fernando Santos, que antes de assumir o comando de Portugal também havia passado pela Grécia. Como principal título, o treinador tem a conquista da Eurocopa de 2016. Três anos depois ergueu a primeira edição da Natios League também com a seleção portuguesa.