O São Paulo Futebol Clube completa 93 anos nesta quarta-feira, 25 de janeiro, também data do aniversário da cidade de São Paulo. O Clube do Morumbi comemora mais um ano e tantos anos de glórias.
O Tricolor foi fundado em 1930 por união de dissidentes do Club Athlético Paulistano e da Associação Athlética das Palmdeiras, com sua ata de fundação assinada na madrugada do dia 26 de janeiro. Assinatura que demorou devido a demora da reunião e também à confecção dos estatutos tendo se iniciado no dia 25, às 14h.
É verdade que os torcedores já se perguntaram “quando é o aniversário do meu Clube, na verdade? Pois bem, a dúvida é pertinente. O Clube foi fundado no dia 25 e posteriormente, reorganizado depois de tantas desavenças políticas que levaram o time a um breve encerramento em 16 de dezembro de 1935 e tantas mudanças estatutárias. Porém, o fato não muda de que desde anos atrás, o Clube viveu muitas glórias e histórias que jamais serão esquecidas pelo seu torcedor.
Mundial de Clubes em três anos diferentes (92,93 e 05), Libertadores da América nos mesmos anos, Sul-americana (2012, sendo o último título internacional que a equipe conquistou), Recopa Sul-americana (93 e 94), Supercopa da Libertadores (93), Copa Conmebol, seis vezes campeão brasileiro, 22 vezes campeão Paulista, entre tantos outras glórias, lutas e conquistas que o Clube foi construindo ao longo de sua história e troféus que durante os 93 anos de existência diversos jogadores que vestiram a camisa do São Paulo conseguiram levantar.
+ Para saber tudo sobre o São Paulo, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram
SÃO PAULO AGUARDA REVIVER GLÓRIAS SENDO COROADO COM TÍTULOS
É verdade que o Tricolor venceu o Campeonato Paulista sob o comando técnico argentino Hernan Crespo em 2021 com uma ótima campanha, além de tudo em cima de seu rival, o Palmeiras. É claro que título do Paulistão é de grande importância, o que tirou o time de anos de jejum, mas o torcedor se sente carente de títulos. Como descrito acima, o último título de visibilidade internacional do Clube foi há 13 anos.
Na temporada passada, o Clube chegou até a final do Paulistão (caindo para o Palmeiras), até a semifinal da Copa do Brasil (caiu para o Flamengo) e com uma ótima campanha, chegou até a tão sonhada final da Sul-americana, porém o sonho acabou em Córdoba – o time foi derrotado por 2 a 0 pelo Independiente del Valle e viu o sonho de ser campeão após tantos anos ir por àgua abaixo.
Inicia-se mais uma temporada e na estreia do Paulista, o torcedor do Tricolor vaiou o time que empatou sem gols diante do Ituano. Segundo o técnico Rogério Ceni, a atitude se deu aos resquícios da temporada passada, onde criou-se tamanha expectativa de enfim, levantar um troféu de tamanha importância. O Clube se reforçou para chegar bem nas competições e voltar a ser competitivo, para quem sabe, ser coroado com títulos após tantos anos e poder dar felicidade à sua torcida novamente.