BAR | 1-0 | RSO |
---|
Em duelo movimentado válido pelas quartas de final da Copa do Rei nesta quarta-feira (25), o Barcelona venceu a Real Sociedad por 1 a 0 no Camp Nou e avançou às semifinais da competição.
Houve dificuldade de criação ofensiva do Barça na etapa inicial, mas a situação ficou menos complicada depois que Brais Méndez foi expulso e deixou a Real Sociedad com um jogador a menos para todo o segundo tempo, onde Dembele marcou o gol da vitória.
Haverá um novo sorteio da Federação Espanhola de Futebol na próxima semana para definir qual será o adversário do Barcelona nas semifinais.
Barcelona controlou posse de bola no 1º tempo
O técnico Xavi Hernánez fez três mudanças em relação à equipe que superou o Getafe, promovendo as entradas de Kounde, Araujo e De Jong. Em relação à estrutura tática, Gavi foi deslocado pelo lado esquerdo. Do outro lado, a Real Sociedad começou com Kubo, Oyarzabal e Zubimendi.
No primeiro tempo, o Barça dominou completamente a posse de bola e buscou ocupar o campo ofensivo, diante da marcação compacta da Real Sociedad que apostava nos contra-ataques para tentar surpreender.
A primeira grande oportunidade da partida ocorreu depois que Ter Stegen encontrou Dembele em passe direito pelo lado direito, deixando para Lewandowski finalizar, mas o chute foi bloqueado.
Na sequência do primeiro tempo, Dembele seguiu sendo o protagonista, envolvido na criação das principais oportunidades do jogo. No entanto, a Real Sociedade teve a principal oportunidade aos 30′ depois que Marin encontrou Kubo na inversão, e o japonês parou na trave após chute firme.
Entretanto, o panorama da partida foi modificado depois que Brais Méndez entrou de sola em Busquets no meio-campo. O cartão amarelo acabou sendo convertido em cartão vermelho após análise do árbitro de vídeo.
Real Sociedad teve chances mesmo com um jogador a menos
Com um jogador a mais no segundo tempo, o Barcelona precisou de apenas oito minutos para marcar o gol da vitória. Kounde passou rasteiro para Dembele fazer a infiltração na área e bater na primeira trave, consagrando mais uma ótima atuação.
Entretanto, a equipe de Xavi Hernández teve queda na intensidade ofensiva no restante da etapa complementar, e a Real Sociedad conseguiu chances claras de gol. Aos 15′, Sorloth recebeu em baixo da trave um preciso cruzamento de Kubo, mas chutou por cima do gol.
Depois, o Barça quase chegou ao segundo gol após Dembele deixar Munoz para trás com um cruzamento preciso para Gavi no meio da grande área. O chute parou na trave, e Lewandowski chutou para fora no rebote.
Antes do apito final, quando a situação parecia mais tranquila, Ter Stegen falhou gravemente na saída de jogo e Navarro ficou no 1v1, mas o goleiro salvou o Barcelona com uma defesa sensacional. Nos acréscimos, Ter Stegen mais uma vez apareceu bem e evitou o golaço de Olasagasti, garantindo o Barça nas semifinais.
FICHA TÉCNICA
BARCELONA 1-0 REAL SOCIEDAD
Data: 25/01/2023, 17:00
Estádio: Camp Nou
Competição: Copa do Rei 2022/23 – Quartas de final
Gols: 2T 7′ Dembele (BAR)
Cartão vermelho: 1T 40′ Brais Méndez (RSO)
Substituições – BAR: F.Kessie (Pedri); Raphinha (Alejandro Balde); Ansu Fati (Dembélé)
Substituições – RSO: Aihen Muñoz (Diego Rico); Barrenetxea (Mikel Oyarzabal); Olasagasti (Pablo Marín); Robert Navarro (T.Kubo); Carlos Fernández (A.Sorloth)
Barcelona (4-3-3): Marc-Andre ter Stegen; Jules Kounde, Ronald Araujo, Andreas Christensen, Alejandro Balde; Frenkie de Jong, Sergio Busquets, Pedri; Ousmane Dembele, Robert Lewandowski, Gavi.
Real Sociedad (4-1-4-1): Alex Remiro; Aritz Elustondo, Igor Zubeldia, Robin Le Normand, Diego Rico; Martin Zubimendi; Takefusa Kubo, Brais Mendez, Pablo Marin, Mikel Oyarzabal; Alexander Sorloth.