Após passagens na gestão de clubes como Náutico, Paysandu e CSA, Italo Rodrigues terá neste ano a primeira experiência internacional dentro da área. O profissional acertou recentemente com o Tacuary, do Paraguai, onde irá exercer o cargo de diretor esportivo. Diante deste novo desafio, o dirigente destacou a expectativa que possui ao trabalhar no país vizinho.
— Sem dúvida é uma nova experiência apesar de eu já conhecer o futebol paraguaio desde 2018, mas é uma grande oportunidade em estar em novo clube e aprender nova cultura do futebol. Outros regulamentos, outro estilo de jogo, outro perfil de atleta, de treinadores. Sem dúvida vai me trazer mais experiência para que a gente possa estar mais capacitado — afirmou Italo.
Siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook
Já sobre as peculiaridades encontradas em território paraguaio, Rodrigues vislumbra um crescimento constante lidando com o profissionalismo que agora se aplica no país vizinho.
— É um cenário antigo e novo ao mesmo tempo. O jogo em si é resultado de uma semana toda de trabalho. Agora dentro do clube a gente consegue ter uma ideia de como funciona, como é montada a estrutura organizacional desses times que em uma primeira ideia precisa evoluir bastante. Vejo isso como uma grande oportunidade, respeitando sempre a cultura local, algo que é fundamental, mas visando sempre o crescimento do clube a pequeno, médio e longo prazo — explicou o profissional.
Por fim, Italo Rodrigues ressaltou como pretende lidar com os diversos desafios que o cercam na nova equipe e, entre eles, a disputa da Copa Sul-Americana deste ano.
— Antes de mais nada é um ano de organizar a casa, de implementar processos e criar uma estrutura organizacional mais profissionalizada em tudo. Não seria apenas em futebol, seria também em marketing, comunicação, jurídico, financeiro e administrativo. O Paraguai ainda possui a sua gerência muito pautada na condução estatutária e obviamente eles me trouxeram para ir profissionalizando esse processo. Já dentro de campo o objetivo é avançar na Sul-americana, que traz o maior retorno financeiro. Dentro do torneio local a gente tenta repetir a campanha feita no ano passado, porém o principal objetivo é permanecer na primeira divisão — concluiu Italo Rodrigues.