O Vasco fará seu segundo clássico do ano, dessa vez diante do Botafogo, nesta quinta-feira (16), às 20:30, no Maracanã. O Cruzmaltino busca a recuperação após a derrota para o Fluminense na última rodada, enquanto o Alvinegro quer retomar a liderança da Taça Guanabara.
RETROSPECTO
Vasco e Botafogo já se enfrentaram 314 vezes na história. No retrospecto geral, melhor para o Cruzmaltino, que obtém 132 vitórias contra apenas 87 do Alvinegro. As equipes empataram 95 vezes. E foi justamente no Campeonato Carioca a grande maioria de tais embates. Se contarmos apenas as partidas pelo Estadual, seriam 221 jogos com 93 vitórias para o Vasco, 63 para o Botafogo e 65 empates.
Apesar de estar atrás no retrospecto geral, o Glorioso tem se dado melhor nos duelos mais importantes entre as equipes num recorte mais recente. Venceu um Campeonato Carioca sobre o rival em 2018 nos pênaltis e goleou por 4 a 0, em São Januário, no fim de 2021, quando, praticamente, decretou a permanência do Cruzmaltino na Série B. Em contrapartida, o Vasco venceu, também nos pênaltis, a Taça Rio de 2021 sobre o rival.
Para a partida desta quinta, o Gigante da Colina terá sérios problemas para lidar com o número de desfalques. Robson Bambu, Figueiredo e Marlon Gomes estão lesionados. Além deles, Léo Jardim, Ivan, Thiago Rodrigues e Jair não poderão atuar por conta do regulamento, já que todos os quatro foram inscritos após o prazo da terceira rodada, que começou no dia 21 de janeiro. Vale lembrar que está é uma partida atrasada, válida pela 3ª rodada da Taça Guanabara.
Do lado da Estrela Solitária, os únicos problemas para o clássico são as ausências de Patrick de Paula e Segovia. O primeiro está suspenso, enquanto o segundo será ausência pelo mesmo motivo do regulamento citado acima. Com apenas uma derrota no ano (na estreia para o Audax), o Botafogo busca retomar a liderança do campeonato, já que o Flamengo o ultrapassou após a vitória por 3 a 1 sobre o Volta Redonda na última quarta-feira (15).
FICHA TÉCNICA
VASCO X BOTAFOGO
Data e horário: 16/02/2023, quinta-feira, às 20h30 (de Brasília)
Local: Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Yuri Elino Ferreira da Cruz
Assistentes: Rodrigo Figueiredo Henrique Corrêa e Gustavo Mota Correira
VAR: Rodrigo Carvalhaes de Miranda
Onde assistir: Cazé TV e tempo real do ESPORTE NEWS MUNDO
PROVÁVEIS ESCALAÇÕES
VASCO (Técnico: Mauricio Barbieri)
Halls; Puma Rodríguez, Miranda, Léo e Lucas Piton; Rodrigo, Barros e Galarza; Gabriel Pec, Alex Teixeira e Pedro Raul.
Desfalques: Figueiredo, Ivan, Jair, Léo Jardim, Marlon Gomes, Robson e Thiago Rodrigues.
BOTAFOGO (Técnico: Luís Castro)
Lucas Perri, Rafael, Adryelson, Cuesta, Marçal; Tchê Tchê, Gabriel Pires, Marlon Freitas (Lucas Fernandes); Sauer (Piazon), Victor Sá e Tiquinho Soares.
Desfalques: Gatito Fernández, Patrick de Paula e Segovia.