Varela chegou ao Flamengo em julho de 2022, por empréstimo junto ao Dínamo de Moscou, da Rússia. Melhor ambientado ao Brasil, o lateral tem ganhado mais chances em 2023 após a saída de Rodinei. Em entrevista à FlaTV, o uruguaio confessou que ficou surpreso com o futebol brasileiro. O camisa dois citou que além de técnico, o esporte no país também exige muito da parte física dos atletas.
Siga o Esporte News Mundo no Instagram, Twitter, Facebook e Youtube.
– É muito diferente do que eu esperava. É um futebol muito técnico. Me surpreendeu também a parte física. Se não tiver uma boa preparação, sofre muito. Então, me surpreendeu, pois achei que o futebol brasileiro era mais tranquilo, melhor para jogar. Mas aqui o físico conta muito – disse.
Com a lesão de Filipe Luís, Varela tem treinado também na lateral-esquerda. O jogador revelou que conversou com Vítor Pereira sobre atuar no lado oposto da sua posição original. O treinador utilizou o atleta na função na última quarta-feira, na vitória sobre o Volta Redonda, pelo Carioca, quando Ayrton Lucas saiu e o técnico colocou Matheuzinho na direita, “empurrando” o uruguaio para a esquerda.
– Não é a primeira vez. Já joguei no Dínamo de Moscou (RUS) três ou quatro vezes pela esquerda e também no Copenhague (DIN). É uma posição que se me chamar, já estou habituado. Eu prefiro jogar na lateral direita que na esquerda, mas não me exige tanto – falou, completando em seguida:
– Já no Marrocos eu disse a Vítor Pereira, quando Filipe Luís teve problema no pé. Conversei com ele no treinamento, que poderia cumprir papel tanto na direita quanto na esquerda. Então, nos últimos três ou quatro dias, eu treinei na esquerda, para me preparar quando o time precisar de alguém na esquerda – finalizou.
+ Resende x Flamengo: Retrospecto, escalações, arbitragem e onde assistir
Varela vem alternando a titularidade com Matheuzinho. O uruguaio iniciou cinco jogos e soma 429 minutos em campo, enquanto o brasileiro disputou sete partida, acumulando 425 minutos. O camisa 34 leva vantagem nas assistência, tendo distribuido quatro passes para os companheiros balançarem as redes.
Sem Varela, que fica treinando com o grupo principal visando o duelo de ida da Recopa Sul-Americana, com o Independiente Del Valle, na próxima terça-feira, no Equador, o Flamengo joga neste sábado, contra o Resende, às 16h (de Brasília), no Raulino de Oliveira, em partida atrasada da sétima rodada do Campeonato Carioca.