A semifinal do Campeonato Mineiro se aproxima, e pela frente, o Cruzeiro enfrentará mais um clássico diante do América-MG, na busca por vaga na decisão do estadual. Para o duelo de ida da fase mata-mata, a Raposa terá um palco conhecido, a Arena do Jacaré em Sete Lagoas (MG) foi a escolha do clube celeste, visto que o Coelho não aceitou jogar como visitante no Estádio Independência.
A arena foi palco para diversos jogos emblemáticos do Cruzeiro, principalmente no período em que o Mineirão estava em reforma antes da copa, dentre eles, o título mineiro de 2011, a campanha do Brasileiro de 2010, além da goleada sobre o rival Atlético-MG por 6 a 1, também em 2011.
O histórico da Raposa na Arena do Jacaré é bastante favorável ao clube, ao todo, foram 59 jogos feitos, entre amistosos, Campeonato Mineiro, Campeonato Brasileiro, Libertadores e Copa do Brasil. Segundo dados do ‘Cruzeiropédia’, foram 37 Vitórias, 11 Empates e 11 Derrotas, além de 126 gols marcados ao todo, e 52 gols sofridos.
A última partida feita pelo clube em Sete Lagoas foi recente, o time celeste enfrentou o Operário-PR no dia 16 de setembro de 2021, pelo Campeonato Brasileiro Série B, quando empatou por 1 a 1 em partida marcada por polêmicas com a arbitragem. Outras duas partidas foram feitas no mesmo ano, com vitórias diante de URT e Ponte Preta.
O desempenho histórico positivo pode servir como motivação para a ‘virada de chave’ na fase atual do Cruzeiro, o time ainda não venceu como mandante na temporada, e encerrou a fase de grupos do estadual sem conquistar nenhuma vitória, tanto nos jogos feitos no estádio Independência, quanto na última partida da fase no Estádio Kleber Andrade, em Cariacica (ES). Ao todo, em partidas como mandante, foram três empates e uma derrota.