Copa do Nordeste

Sport confirma classificação às quartas do Nordestão ao vencer Sergipe; Vitória supera Ceará

Jogadores do Sport comemoram vitória sobre Sergipe
Rafael Bandeira/Sport Recife

O Sport sofreu, mas conseguiu uma importante vitória perante sua torcida na noite desta quarta-feira (8). A equipe rubro-negra enfrentou o Sergipe no Estádio Adelmar da Costa Carvalho, a Ilha do Retiro, no Recife/PE, pela sétima e penúltima rodada da fase de grupos da Copa do Nordeste 2023 e, mesmo com um jogador a menos, conseguiu vencer por 2 a 1. Vagner Love e Rafael Thyere marcaram os gols leoninos, enquanto Abner descontou aos colorados.

Vagner Love marcou um dos gols da vitória do Sport sobre Sergipe
Rafael Bandeira/Sport Recife

Nos primeiros segundos de jogo, Luciano Juba tentou desequilibrar ao ser acionado na área e chutar forte, mas o travessão impediu o gol do Sport. O meia levava perigo e transformava as jogadas ofensivas dos donos da casa em ataques velozes. Mas o Sergipe não ficou o tempo todo na defesa e procurou atacar também. A equipe colorada quase abriu o placar aos 12 minutos, quando Igor Bahia ficou com a bola em cruzamento de Augusto Potiguar, girou e bateu cruzado. Por pouco não resultou em gol. A partida ficou equilibrada, mas os mandantes abriram o placar. Aos 32 minutos, Facundo Labandeira evitou saída da bola e cruzou para Luciano Juba. O meia tentou dominar, mas Vagner Love ficou em melhores condições e chutou cruzado para deixar sua marca. Cinco minutos depois, porém, sinal de alerta ligado. O zagueiro Sabino cometeu falta em Abner e, por impedir uma clara possibilidade de gol, recebeu cartão vermelho direto e deixou o escrete rubro-negro com um a menos.

Rafael Thyere comemora gol da vitória do Sport sobre Sergipe
Rafael Bandeira/Sport Recife

No segundo tempo, a superioridade numérica deixou o jogo aberto. O Sergipe tentava encontrar os espaços deixados no campo de ataque para ter a posse de bola com utilidade e alcançar a igualdade no placar, mas o Sport tinha a força ofensiva em contragolpes. Jorginho teve a chance de ampliar, mas parou em ótima defesa do goleiro Dida. Inicialmente, a estratégia montada pelo técnico Rafael Jaques deu certo. Aos 21 minutos, Braga cobrou lateral de forma rápida, Igor Bahia desceu em velocidade e cruzou rasteiro. Abner dominou a bola, ajeitou o corpo e finalizou cruzado para marcar o gol do Sergipe. Por reclamação, o técnico Enderson Moreira também foi expulso logo após o empate. Na metade final da etapa complementar, o Leão da Ilha foi feroz ao ataque com a entrada de jogadores que trariam mais força, velocidade e finalização. Edinho teve a chance ao receber de Vagner Love, mas errou o alvo por muito pouco. Felipinho também arriscou chute forte, espalmado por Dida. E aí veio o gol que determinou o resultado. Aos 43 minutos, Edinho cobrou escanteio na pequena área, Rafael Thyere subiu bem e cabeceou para dar a vitória ao rubro-negro da Praça da Bandeira.

Em Barradão vazio, Vitória bate Ceará com gols de estrangeiros

Menos de 2 mil pessoas compareceram ao Estádio Manoel Barradas, o Barradão, em Salvador/BA, para acompanhar o confronto entre Vitória x Ceará. Eliminado no Campeonato Baiano, na Copa do Brasil e na Copa do Nordeste no período de uma semana, o fraco desempenho na temporada afastou o torcedor de um confronto que servia apenas para cumprimento de tabela. E o time baiano desencantou no Nordestão e ganhou pela primeira vez na atual edição por 2 a 0, com gols marcados por Santiago Tréllez e Diego Torres.

Matematicamente classificado antes mesmo de entrar em campo por causa da vitória do Ferroviário sobre o Santa Cruz, o Ceará entrou em campo com equipe modificada, uma vez que o Alvinegro de Porangabuçu está às vésperas da semifinal do Campeonato Cearense diante do Iguatu, algoz em 2022. Do outro lado, o técnico Léo Condé promoveu algumas modificações e testes, sem abdicar do 4-2-4, ao considerar que a partida não teria maiores importâncias pelo destino estar definido com muita antecedência. Em campo, os visitantes começaram no ataque, mas Chay furou a finalização e Luvannor errou o cabeceio por muito pouco em duas ocasiões. Aos 20 minutos, Tréllez tentou completar lance ofensivo em cabeceio e a bola bateu no braço de Igor, lance que a arbitragem marcou pênalti. Na cobrança, o próprio centroavante colombiano bateu bem e abriu o marcador ao Leão da Barra.

Vitória ganhou a primeira partida no Nordestão 2023 sobre o Ceará
Israel Simonton/Ceará SC

No segundo tempo, quase o placar era ampliado logo nos minutos iniciais, quando Tréllez avançou em contragolpe e chutou forte, mas o goleiro Aguilar defendeu com as pernas e Wellington Nem chutou o rebote para fora. Lucas Arcanjo também fez providenciais intervenções para evitar o empate do Ceará. Aos 12 minutos, foram duas difíceis defesas consecutivas nas tentativas de Chay e de Igor. Em seguida, Léo Condé e Gustavo Morínigo realizaram modificações nas suas equipes, mas a partida seguia em um ritmo frio, com muitos cruzamentos e poucos acertos. Na reta final, o Vitória sacramentou o resultado positivo. Aos 39 minutos, Diego Torres foi acionado na entrada da área e arrematou sem chances de defesa para Aguilar e marcou o segundo tento rubro-negro. Nos acréscimos, Gegê teve a chance, mas o travessão impediu que o placar fosse mais elástico.

Sequência

Com os resultados, Sport e Ceará estão classificados e ocupam as lideranças do Grupo A e B com 15 e 13 pontos, respectivamente. O Vitória ganhou a primeira, mas segue na penúltima posição do Grupo A, com sete pontos. No Grupo B, o Sergipe perdeu a chance de garantir a classificação antecipada, mas permaneceu na terceira colocação, com dez pontos somados, e segue a depender apenas das próprias forças para estar nas quartas de final.

Siga o Esporte News Mundo no Facebook, Twitter, YouTube, Instagram, Koo e TikTok.

O Leão da Praça da Bandeira tem um jogo a menos que a maioria dos concorrentes no Nordestão e irá enfrentar o Santa Cruz no Clássico das Multidões a ser realizado às 17h30 do sábado (18), no Estádio Adelmar da Costa Carvalho, a Ilha do Retiro, no Recife/PE. A última rodada da fase de grupos da Copa do Nordeste será realizada às 21h30 da quarta-feira (22), com oito jogos. O Sport vai enfrentar o CSA no Estádio Rei Pelé, o Trapichão, em Maceió/AL; o Ceará vai jogar contra o Atlético de Alagoinhas na Arena Castelão, em Fortaleza/CE; o Sergipe terá o Sampaio Corrêa como adversário na Arena Batistão, em Aracaju/SE; e o Vitória vai encerrar sua participação no confronto contra o também eliminado Campinense no Estádio Governador Ernani Sátyro, o Amigão, em Campina Grande/PB.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo