Nesta sexta-feira (10), o Bellator abriu mais um de seus torneios, o GP do peso-leve. Duas das semifinais foram realizadas, uma delas envolvendo o campeão da divisão, Usman Nurmagomedov, que não precisou de pouco para poder finalizar o veterano Benson Henderson.
O primo de Khabib Nurmagomedov conseguiu defender o cinturão de sua categoria e avançar para as semifinais da competição. O resultado também significou o final da carreira para o rival derrotado da noite.
LEIA TAMBÉM
+ McGregor é único do MMA entre 50 mais ricos da história do esporte
A luta
Usman nem precisou de muito para mostrar a que veio, com um chute alto que derrubou Henderson. O campeão dos leves do Bellator rapidamente tomou conta do duelo com uma série de ground and pound intenso até encaixar a finalização e garantir a vitória, a ida à semifinal do torneio e a manutenção do título.
Em seu córner, estava o também campeão da categoria no UFC e colega de time, Islam Makhachev. Após a luta, Usman Nurmagomedov declarou que ainda ‘há muito o que fazer’, mirando os duelos seguintes da categoria.
A luta também significou o fim de uma das mais longevas e vitoriosas carreiras no MMA. Benson Henderson, ex-campeão do UFC e do WEC e com memoráveis rivalidades, anunciou sua aposentadoria ainda no cage, afirmando que era o cumprimento de uma promessa feita ao assinar pela organização.
– Nessas últimas quatro lutas que fiz aqui no Bellator, eu disse que, se eu perdesse uma, seria a hora de parar. Tive uma boa caminhada, fiz coisas incríveis e tive a chance de grandes conquistas. Obrigado a todos pelo apoio – disse Henderson
Shabily também avança para a semifinal
Um outra luta da primeira fase do GP dos leves do Bellator foi disputada nesta sexta-feira,. entre Alexander Shabily e Tofiq Musayev. A luta não teve granedes momentos em seus três rounds, mas o final dela gerou muita polêmica.
As duas primeiras partes do duelo tiveram boa disputa entre os lutadores, mas sem que momentos de grande emoção acontecessem. Mas logo no começo do terceiro round, um chute de Shabily que foi em direção do abdome de Musayev acabou atingindo a proteção genital do rival. O duelo chegou a ser interrompido até que o árbitro Jason Herzog decidisse que o golpe não fora intencional.
Musayev sentia muito chute, que segundo o árbitro, teria sido gerado pelo impacto inicial na linha da cintura e não de atingir a proteção da região genital do lutador. Assim, Shabily foi declarado vencedor por nocaute técnico.
Goiti Yamauchi é derrotado por ‘MVP’
O único representante do Brasil a subir ao cage do Bellator foi Goiti Yamauchi. O lutador encarou o inglês Michael Page e acabou não resistindo à conhecida força dos golpes do inglês. Ambos recordistas (Page de nocautes e Yamauchi de finalizações) dentro da organização, o duelo prometia muito.
Mas, com apenas 26 segundos, um chute de ‘MVP’ na perna do brasileiro acabou causando uma aparente lesão no joelho do lutador. Tal lesão foi suficiente para fazer com que Yamauchi não tivesse mais forças para continuar e o inglês conseguir a sua 11ª vitória por nocaute na organização.