Fluminense e Volta Redonda disputaram a final do Estadual de 2005 em dois jogos no Maracanã. A primeira partida terminou 4 a 3 para o Volta Redonda, e a segunda 3 a 1 para o Tricolor Carioca, que se sagrou campeão em uma das finais mais emocionantes da história do campeonato.
O Fluminense chegava como o favorito do confronto, depois de vencer a Taça Rio em cima do Flamengo. Já o Volta Redonda chegava como a surpresa do estadual, e contava com Túlio Maravilha, artilheiro do campeonato, para sonhar com o título. O jogador inclusive convocou as torcidas do Botafogo, Vasco e Flamengo para torcer a favor do Voltaço na final.
Primeiro Jogo
Com o Maracanã lotado, o Tricolor foi quem abriu o placar, com gol de Preto Casagrande em cobrança de falta, e aos 15 min do primeiro tempo Leandro ampliou o marcador. Apesar de grande início do Fluminense, o Volta Redonda reagiu e virou o jogo para 4 a 2, com gols de Léo Guerra (2), Adriano Felício e Túlio Maravilha (que já tinha colocado uma bola na trave).
No final da partida, aos 43 min, Tuta marcou de cabeça e diminuiu a diferença. O confronto terminou 4 a 3 para o Voltaço, que só precisava de um empate no segundo jogo para conquistar o primeiro título estadual da história do clube. Com a vantagem o clube estava confiante, porém durante a preparação para o jogo da volta, a notícia de que o goleiro Lugão e o lateral direito Schneider iriam deixar o clube após a final abalou o vestiário do time.
Segundo Jogo
Mesmo com as notícias, o Volta Redonda começou com tudo, e logo aos 10 min do primeiro tempo Fábio abriu o placar no Maracanã. Assim como no jogo de ida, também teve virada no jogo, Ailson marcou contra após cabeçada de Tuta no travessão aos 45 min do primeiro tempo, e Marcão fez de cabeça aos 22 min do segundo tempo, virando o jogo em 2 a 1 para o Fluminense.
O resultado levaria a decisão para os pênaltis, e a torcida tricolor empurrava o time para que não parasse de atacar. E deu certo, aos 47 do segundo tempo, já nos acréscimos, um cruzamento para a área achou o zagueiro Antônio Carlos, que disputou com o goleiro e, de costas, marcou o gol que deu o título ao tricolor carioca.
“A gente tomou o primeiro gol e ficou complicado. Mas, acreditamos até o final e 2005 foi um ano muito bom para o Fluminense. Depois ainda fomos para a final da Copa do Brasil”, contou Antônio Carlos ao Boteco Brahma Tricolor.
Fluminense e Volta Redonda estão se enfrentando novamente em um jogo decisivo, dessa vez pela semifinal do Campeonato Carioca. E assim como em 2005, o tricolor saiu derrotado do primeiro confronto, e pode se inspirar naquela partida há 18 anos atrás para superar o Voltaço no jogo da volta e conseguir a classificação à final da competição. As equipes irão decidir a vaga próximo sábado (18), ás 16h no Maracanã.