Automobilismo

Ferrari confirma penalidade para Leclerc no GP da Arábia Saudita

Divulgação/Scuderia Ferrari

Charles Leclerc será punido com 10 posições no grid de largada pelo uso de uma terceira central eletrônica no ano. Os pilotos podem usar apenas dois controles eletrônicos por temporada sem ganhar penalidade.

Já no GP do Bahrein, a Ferrari havia detectado uma irregularidade no controle eletrônico da unidade de potência de Leclerc e, escolheu trocá-la por uma peça nova. Apesar disso, na volta 40 da corrida, o piloto monegasco foi forçado a abandonar devido a um perda repentina de potência.

Nesta quarta (15), Fred Vasseur, chefe de equipe da Ferrari, confirmou que o controle eletrônico precisa ser trocado novamente. “Tivemos dois problemas: um na manhã de domingo, quando ligamos o motor, e outro na corrida. Infelizmente, ambos foram no controle eletrônico e é algo que nunca havíamos visto no passado. Espero que agora isso esteja sob controle. Fizemos uma análise profunda disso. Mas, infelizmente, significa que teremos que pagar a punição em Jeddah porque temos apenas dois componentes desse por temporada”, comentou Vasseur.

Há problemas com a confiabilidade do motor Ferrari desde a temporada de 2022, com Charles tendo que abandonar, enquanto liderava, as corridas do GP da Espanha e do Azerbaijão. Os problemas encontrados fizeram a equipe reduzir a potência do motor como precaução no ano passado, entretanto, Vasseur diz que eles não pretendem fazer o mesmo este ano.

Fred Vasseur também afirmou que, apesar de abandonar a primeira corrida e levar punição na segunda, ele não tem preocupações com a motivação de Leclerc: “Charles estava conosco depois do teste dos pneus na terça-feira e na fábrica na quarta de manhã. Tivemos uma conversa com os funcionários, na qual estávamos juntos no palco. É óbvio que Charles está motivado, nós fizemos uma corrida de 23”.

“Ele está tentando tirar o melhor de todo mundo. A penalidade não é uma boa notícia mas não é o fim da temporada. Vamos ver o que acontece no Jeddah e qual será o resultado, mesmo com a penalidade, mas não imagine por meio segundo que ele pode estar desmotivado.”

A Fórmula 1 volta neste final de semana, de 17 a 19 de março, com o Grande Prêmio da Arábia Saudita. Em 2022, Leclerc terminou a corrida de Jeddah em segundo e com a volta mais rápida.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo