Lutas

UFC anuncia Anderson Silva como novo membro do Hall da Fama

Divulgação/UFC

O Hall da Fama do UFC ganhou mais um integrante neste final de semana. Durante a transmissão do UFC 286, em Londres (ING), O Ultimate anunciou que Anderson Silva se tornará parte do rol de homenageados pela organização com tal comenda.

O nome do brasileiro fará parte da ‘ala dos pioneiros’, parte do Hall que inclui lutadores que, de alguma, contribuíram para o MMA e o UFC em suas fases iniciais, juntamente com estrelas do porte de Royce Gracie e Chuck Liddell.

A trajetória de Anderson Silva no MMA se confunde em boa parte com a ascensão do UFC como evento e das artes marciais mistas como esporte. Em 2006, o ‘Spider’ conquistou o título dos médios da organização já veterano e tendo defendido outras promoções como o Pride e o Cage Rage. Mas foi no octógono em que o lutador virou lenda e ídolo pelo mundo afora.

Para saber tudo sobre o UFC, siga o Esporte News Mundo no TwitterFacebook e Instagram.

Entre 2006 e 2014, Anderson dominou o peso-médio de uma forma histórica, empilhando vitórias atrás de vitórias e realizando lutas inesquecíveis, como os duelos contra Forrest Griffin, Chael Sonnen (esta com a memorável finalização do primeiro combate entre ambos, em que perdia até os segundos finais) e Vitor Belfort, esta com o chute que até hoje é ‘meme’ entre fãs do MMA e fora dele. O estilo vistoso de lutar do ‘Spider’ se tornou um dos mais celebrados e amados dentro do esporte das artes marciais mistas.

O brasileiro contribuiu muito para fazer do MMA um esporte global e se tornou uma das mais conhecidas celebridades do esporte, com participações em comerciais e filmes. E suas vitórias fizeram o país colocar de vez as lutas de volta à popularidade do passado, com a presença do UFC na TV aberta (RedeTV!. depois Globo e atualmente a Band) e o retorno dos eventos no país. Aliás, Anderson foi a luta principal do primeiro card do Ultimate em solo brasileiro, em 2011, no Rio de Janeiro.

No entanto, o ‘Spider’ perderia o cinturão para Chris Weidman e sofreria uma grave lesão na perna na revanche. Dali em diante, o brasileiro nunca mais reencontrou a mesma forma, lidando com polêmicas com o antidoping (a maior delas a da luta de retorno após a lesão, contra Nick Diaz), derrotas e uma saída do Ultimate que não combinou com um a de um lutador de seu status, a derrota para Uriah Hall.

Mesmo com um final de trajetória aquém de sua história, Anderson Silva se solidificou como um dos maiores nomes do MMA na história e é citado por vários na lista dos melhores de todos os tempos. Juntamente de gente como Fedor Emelianenko, Georges St.Pierre e Jon Jones, o ‘Spider’ é um dos mais bem sucedidos lutadores das artes marciais mistas da história e virou fonte de inspiração para muitos que buscam o sucesso nos esportes de combate, onde continua atuante agora fazendo lutas de boxe, a mais recente delas contra Jake Paul.

Anderson é o terceiro lutador a ser anunciado como integrante do Hall da Fama do UFC em 2023. Antes, outro brasileiro, José Aldo, se tornou integrante do rol de lendas do Ultimate, assim como o ex-campeão dos leves Jens Pulver.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo