Após largar na segunda posição, o bicampeão Fernando Alonso havia conquistado a terceira colocação no GP da Arábia Saudita, alcançando seu centésimo pódio na Fórmula 1 e o terceiro da Aston Martin. Porém, após sofrer uma punição de 10 segundos, depois da comemoração do pódio, caiu para a quarta colocação.
O piloto espanhol se surpreendeu com a punição na segunda etapa da temporada 2023 da Fórmula 1. Com um excelente desempenho no final de semana, Fernando Alonso sofreu penalidade por parar o carro de maneira incorreta no colchete do grid de largada. O piloto pagou a penalização durante o safety car, mas segundo a FIA, de maneira incorreta.
“Ninguém me disse dessa penalidade de cinco segundos, eles me disseram apenas os cinco segundos no primeiro stint e eu abri sete ou oito. Então, no segundo não havia nenhuma informação. Não sabia da investigação”, reclamou o bicampeão da categoria.
Além disso, Alonso criticou os procedimentos da FIA: “acho que é mais um show ruim da FIA hoje, mais do que decepção para nós mesmos. Você não pode aplicar uma penalidade 35 voltas após o pit stop. Eles tiveram tempo suficiente para realmente informar sobre a penalidade.”
Ao ser questionado sobre o sentimento acerca da perca do pódio, o piloto relevou o evento: “não dói muito para ser honesto. Eu estava no pódio, fiz as fotos com o troféu e comemorei com champanhe e agora tenho três pontos a menos.”
Após ser questionado sobre a punição, George Russel, que herdou o pódio, brincou: “eu achei a punição para Fernando muito dura, eles são os merecedores do pódio hoje, mas eu irei ganhar um troféu, então, não estou reclamando muito.”
A Aston Martin se encontra na terceira posição do campeonato de construtores, após a quarta colocação de Fernando Alonso e o abandono de Lance Stroll no GP da Arábia Saudita.
A Fórmula 1 retorna com o GP da Austrália, que ocorrerá entre os dias 31 de março e 2 de abril em Melbourne.
Siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook