Tetracampeã mundial, a Itália ficou fora da disputa das duas últimas edições de Copa do Mundo e abre, na próxima quinta-feira (23), o ciclo que pode recolocar o país na disputa da um Mundial. Recentemente o futebol italiano mostrou força na Liga dos Campeões e tem três representantes na fase de quartas de final da competição, mas o técnico Roberto Mancini, que comanda a seleção nacional, descartou que isso indique uma evolução do futebol italiano.
— O futebol italiano não renasceu por causa disso (três equipes na fase de quartas da Champions). Talvez o futebol de clubes. Se estivessem 33 jogadores italianos em campo nessas três equipes, poderia ser… talvez metade já fosse suficiente — disse Mancini, que completou.
Siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook
— Se olharmos para as três equipes que estão na Champions, juntas devem ter uns sete ou oito jogadores italianos. Acho que não são muitos… não nos podemos queixar. A realidade é esta e temos que fazer algo diferente. Nas categorias de base não há jogadores italianos em todos — avaliou Roberto Mancini.
A Itália é o país com o maior número de representantes nesta fase da Liga dos Campeões e já tem uma equipe garantida na semifinal, uma vez que Napoli e Milan vão disputar a classificação. O outro time classificado foi a Inter de Milão, que vai buscar a vaga na semifinal em confrontos diante do Benfica, de Portugal. Manchester City, Chelsea, Real Madrid e Bayern de Munique são os outros clubes que chegaram até às quartas.
A grande sensação do futebol italiano no momento é o Napoli, que inclusive vem liderando o Campeonato Italiano. Na equipe destacam-se nomes como o nigeriano Victor Osimhen, o georgiano Khvicha Kvaratskhelia, o sul-coreano Kim Min-Jae e o polonês Piotr Zielinski. No Milan os destaques são o franceses Theo Hernández e Mike Maignan, além do português Rafael Leão. Na Inter, o argentino Lautaro Martínez, o belga Romelu Lukaku e o turco Hakan Çalhanoglu são um dos nomes mais importantes da equipe.
O futebol italiano ainda tem representantes na fase de quartas de final das duas outras principais competições do continente europeu. Na Liga Europa o futebol do país será representado pela Roma, que vai encarar o Feyenoord, da Holanda. Já na Conference League o representante italiano é a Fiorentina, que mede forças contra o Lech Poznan, da Polônia, em busca de vaga na semifinal.
A seleção italiana do técnico Roberto Mancini vai entrar em campo na próxima quinta-feira (23), às 16h45 (de Brasília), quando recebe a Inglaterra em jogo válido pelo grupo C das Eliminatórias para a Eurocopa de 2024. No próximo domingo (26), será a vez de enfrentar a seleção de malta, fora de casa. Ucrânia e Macedônia do Norte completam o grupo.