Mais Esportes

Primeiro L’Étape Brasil do Tour de France leva emoção ao interior de São Paulo

A superação foi o tom do retorno do L’Étape presented by Santander a Cunha (SP), a primeira cidade brasileira a viver a experiência do Tour de France, neste domingo (26).

A superação foi o tom do retorno do L’Étape presented by Santander a Cunha (SP), a primeira cidade brasileira a viver a experiência do Tour de France, neste domingo (26).

Maíra Catenacci e Guilherme Couto dominaram a disputa na distância completa de 110 quilômetros e 2.870 metros de altimetria.

O evento de ciclismo amador contou com uma distância menor de 54 quilômetros e 1.400 metros de altimetria para os 1200 ciclistas inscritos.

Cunha (SP) recebeu o L’Étape por três anos consecutivos, entre 2015 e 2017, e, com o retorno, os participantes puderam desfrutar da mesma excelência e uma organização ainda mais experiente e alinhada com a matriz francesa.

Os atletas foram divididos em cinco pelotões próximos ao portal da cidade, com largadas consecutivas a partir das 7 horas, sob um calor que chegou a 29 graus.

O mineiro Guilherme do Couto, campeão geral masculino dos 110 km, completou a prova em 3h26min39s.

Na prova feminina, a campeã foi Maíra Catenacci, com o tempo de 4h08min20. “É uma prova que eu sabia que seria muito dura.”

”As meninas que largaram são espetaculares, começaram muito forte. Eu fui administrando, guardando pro final”, contou Maíra, conhecida como Japa.

“Esse é um percurso muito lindo, desafiador, vale a pena para quem quer sair da zona de conforto.”

Foto: Caio Souza | On Board

Na disputa da distância menor, o atleta de São Paulo Márcio Bigai foi o vencedor geral masculino, com o tempo de 1h42min47, e Renata Morais foi a campeã geral feminina, com o tempo de 2h03min07.

O trajeto, com subidas fortes e curvas sinuosas, foi totalmente fechado para os ciclistas do L’Étape presented by Santander.

Quatro atletas disputaram os primeiros lugares na subida para a igreja Matriz, na reta final, na prova mais curta, incendiando a torcida.

Confira os resultados oficiais no site da prova

A forte relação de Cunha com o ciclismo refletiu-se na presença do público durante boa parte do percurso, torcendo e incentivando os competidores.

Após um trabalho conjunto da prefeitura e dos empresários da região, o clima na prova era de celebração.

“Nossa população é sempre participante, empolgada, incentivou os atletas em cada curva, em cada volta dentro da cidade”.

”Para nós é sempre um privilégio receber o L’Étape. Agradeço a todos os que nos ajudaram, a equipe de empresários, e principalmente nosso secretário Marivaldo, que trouxe a competição para cá nos anos anteriores e agora mais uma vez”, disse o prefeito de Cunha, José Éder Galdino da Costa.

As outras duas edições da prova serão o L’Étape Rio de Janeiro, de 23 a 25 de junho, e o L’Étape Campos do Jordão, de 22 a 24 Setembro de 2023.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo