Nesta quarta-feira (29), acontece o sorteio da 3ª fase da Copa do Brasil e o Coritiba conhecerá seu rival na próxima etapa da competição. Depois de uma classificação sofrida contra o Criciúma na 2ª fase e algumas combinações de resultados, o Coxa carimbou sua vaga no pote 1 e agora tem o “privilégio” de enfrentar uma equipe mais fraca.
+ Após postagem viralizar, presidente do Coritiba nega interesse do Coxa em contratação de Pato
Graças as eliminações de Goiás, Ceará, Atlético-GO, Red Bull Bragantino e Vasco, o Coritiba conseguiu uma vaga extremamente inusitada no pote 1. O motivo da surpresa é que o Coxa hoje ocupa a 23ª posição no ranking da CBF e precisava de uma combinação imensa de resultados para entrar no pote das grandes equipes, no final foi isso que aconteceu e o Verdão estará no pote 1 do sorteio.
Na 1ª fase o Coritiba enfrentou o Humaitá-AC e venceu por 3 a 0. Na fase seguinte, o Coxa encarou um adversário mais duro, contra o Criciúma o jogo terminou 1 a 1 no tempo normal e nos pênaltis a equipe paranaense venceu por 6 a 5.
No sorteio desta quarta o Coritiba pode enfrentar as seguintes equipes :Sport, CRB, CSA, Náutico, Remo, Tombense, Brasil de Pelotas, Paysandu, ABC, Ituano, Botafogo-SP, Volta Redonda, Ypiranga-RS, Nova Iguaçu, Maringá e Águia de Marabá-PA.
Veja o histórico do Coritiba contra as equipes do pote 2:
Para saber tudo sobre o Coritiba, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram.
Sport: No total, o Coritiba já enfrentou o Sport 38 vezes, com 12 vitórias do Coxa, 14 triunfos do Leão do Norte e 12 empates entre as equipes. O confronto mais recente aconteceu em dezembro de 2020, pelo Brasileirão Série A, nesta ocasião a equipe nordestina venceu por 1 a 0, com gol de Thiago Neves.
CRB: No geral, Coritiba e CRB já se enfrentaram 12 vezes, com cinco vitórias do Coxa, três triunfos do Galo da Praia e quatro empates entre as equipes. O encontro mais recente ocorreu em outubro de 2021, pelo Brasileirão Série B, nesta oportunidade os times terminaram o jogo empatado por 1 a 1.
CSA: No total, o Coritiba já enfrentou o CSA oito vezes, com três vitórias do Coxa, três triunfos do Azulão e dois empates. O jogo mais recente entre os times aconteceu em novembro de 2021, pelo Brasileirão Série B, nesta ocasião a equipe alagoana venceu por 1 a 0.
Naútico: No total, Coritiba e Náutico já se enfrentaram 24 vezes, com 10 vitórias do Coxa, nove triunfos do Timbu e cinco empates. Este confronto já aconteceu na Copa do Brasil em duas ocasiões, 2005 e 2006, no primeiro encontro o clube paranaense avançou de fase com o placar de 3 a 1 no agregado e no ano seguinte o time pernambucano passou para a próxima etapa com o placar de 2 a 0 no agregado.
Remo: No geral, o Coritiba já enfrentou o Remo 14 vezes e nunca perdeu para a equipe paraense, são 10 vitórias do Coxa e quatro empates entre as equipes. O último encontro dos times aconteceu em outubro de 2021, pelo Brasileirão Série B, nesta ocasião a partida terminou empatada por 0 a 0.
Brasil de Pelotas: No geral, Coritiba e Brasil de Pelotas já se enfrentaram oito vezes e o Coxa tem 100% de aproveitamento contra o time gaúcho, são oito vitórias nos oito encontros para a equipe paranaense. O último jogo entre os times aconteceu em novembro de 2021, pelo Brasileirão Série B, nesta ocasião o Verdão venceu por 2 a 1.
Paysandu: No total, Coritiba e Paysandu já se enfrentaram 20 vezes, com 11 vitórias do Coxa, três triunfos do Papão e seis empates. Na Copa do Brasil esse confronto já aconteceu três vezes, em 1991, 2012 e 2014. Na década de 90 o Verdão levou a melhor e avançou para as quartas de final depois de vencer por 3 a 0 no agregado. 21 anos depois, as equipes se encontraram novamente nas oitavas e mais uma vez o Coxa levou a melhor, com uma vitória de 5 a 1 no agregado. Dois anos depois, os times se encontraram de novo e pela terceira vez o Coritiba eliminou o Papão, com uma vitória de 3 a 2 no agregado.
ABC: Coritiba e ABC se enfrentaram apenas uma vez na história, em 1972, as equipes se encontraram pelo Brasileirão daquele ano e o jogo acabou 0 a 0.
Ituano: No total, o Coritiba enfrentou o Ituano seis vezes, com quatro vitórias do Coxa e duas do Galo de Itu. Este confronto já aconteceu pela Copa do Brasil, em 2003. Nesta ocasião, a equipe paulista eliminou o Verdão com o placar de 2 a 1 no agregado.
Botafogo-SP: No geral, Coritiba e Botafogo-SP já se enfrentaram 10 vezes, com quatro vitórias do Coxa, um triunfo do Fogão e cinco empates. O último encontro entre as equipes aconteceu em novembro de 2019, pelo Brasileirão Série B, nesta ocasião o Verdão venceu por 1 a 0.
Ypiranga-RS: No total, Coritiba e Ypiranga-RS se enfrentaram duas vezes, com duas vitórias do Coxa. Os confrontos foram válidos pela Copa do Brasil 2011, ano em que o time paranaense foi vice-campeão. As partidas terminaram com vitórias de 1 a 0 e 2 a 0 para o Verdão.
Maringá: No geral, o Coritiba já enfrentou o Maringá 12 vezes, com sete vitórias do Coxa, três triunfos do Dogão e dois empates. O último encontro entre as equipes aconteceu no começo deste ano, em janeiro, pelo Paranaense, o Verdão venceu por 1 a 0, com gol de Alef Manga.
O Coritiba nunca enfrentou o Tombense, Volta Redonda, Nova Iguaçu e Águia de Marabá-PA, então o primeiro encontro pode acontecer nesta 3ª fase. O sorteio acontece nesta quarta, na sede da CBF, às 14h.