Próximo do primeiro ano à frente do Benfica com um trabalho sólido com resultados importantes já trazidos e outros a serem conquistados, o técnico Roger Schmidt é um dos principais responsáveis pelo sucesso do Encarnados não apenas no âmbito doméstico, mas também no cenário continental. Diante do sucesso obtido na atual temporada, a diretoria do clube português confirmou a extensão do contrato do treinador. Inicialmente previsto para encerrar em junho de 2024, o vínculo terá duração até junho de 2026.
Com larga experiência em clubes que trabalham com jovens atletas, Roger Schmidt encontrou em tal filosofia o caminho a ser trilhado em sua carreira como jogador. O alemão de 56 anos começou sua carreira como técnico do Delbrücker, hoje na quinta divisão da Alemanha. Em seguida, treinou Preußen Münster, Paderborn, Salzburg, Bayer Leverkusen, Beijing Guoan/CHN e PSV Eindhoven antes de chegar ao Benfica, em julho do ano passado. Com exceção do Leverkusen, conquistou títulos nos clubes que treinou.
Ao chegar no Benfica, a missão era inicialmente complicada. Tornar a equipe novamente competitiva no cenário nacional e fazer todo o esforço possível para ir o mais longe nas competições europeias, uma vez que o clube estava nas fases preliminares da Uefa Champions League. E os resultados são satisfatórios. Além de estar disparado na liderança do Campeonato Português, a Águia está nas quartas de final da Uefa Champions League e terá a Internazionale como oponente em busca de uma vaga entre os quatro melhores do Velho Continente.
Com o contrato assinado, Roger Schmidt falou sobre sua chegada ao clube e credita boa parte dos bons resultados à confiança dada pela direção benfiquista desde sua contratação. O treinador afirmou que, embora não imaginasse assinar uma renovação contratual tão cedo, não teve dúvidas de aceitar a proposta por entender que está no lugar certo.
“É uma grande honra fazer parte do Benfica. Para ser sincero, no início não esperava assinar um novo contrato tão cedo, mas faço com 100% de convicção. Sinto que estou no lugar certo e fico muito satisfeito pelo Benfica acreditar em mim. Estou muito feliz no Benfica, temos uma excelente equipe e os torcedores são fantásticos. Esperamos continuar a jogar bom futebol, vamos atrás de títulos e isso é uma grande motivação para mim. Desde o início, as minhas expectativas eram muito altas porque o Benfica é um clube muito especial no futebol europeu. Quando começamos a jogar, rapidamente vimos bom futebol e fomos capazes de vencer jogos. Com o entusiasmo dos torcedores, podemos mesmo apreciar o futebol.”
Até o momento, em 43 jogos disputados, são 36 vitórias, cinco empates e apenas duas derrotas, com 113 pontos conquistados em 129 disputados. Com expressivos números e perto de suas primeiras conquistas na inédita experiência de trabalhar no futebol de Portugal, o técnico destacou as suas projeções nas próximas temporadas.
Siga o Esporte News Mundo no Facebook, Twitter, YouTube, Instagram, Koo e TikTok.
“A principal missão é fazer a torcida feliz. Isso acontece quando jogamos bom futebol e ganhamos títulos. Somos o Benfica, temos que jogar para conquistar títulos, é o nosso objetivo, para que os nossos torcedores possam celebrar. Vamos dar o nosso melhor para fazer isso nesta primeira temporada, mas também queremos vencer nos anos seguintes. É sempre muito especial jogar no nosso estádio, sentimos imensa paixão e imenso apoio. É uma grande motivação para nós e a razão para jogarmos neste nível. Os jogadores tentam sempre dar tudo para mostrar aos benfiquistas que damos tudo em campo para ganhar jogos e vencer títulos.”
Primeiro colocado no Campeonato Português com 68 pontos, dez à frente do arquirrival Porto com nove rodadas para o fim do certame, o Benfica irá entrar em campo às 14h do próximo domingo (2), quando vai jogar contra o Rio Ave no Estádio Municipal dos Arcos, na Vila do Conde/POR.