Em mais uma decisão de Campeonato Paulista, o Palmeiras pode alcançar um feito que não repete há quase 30 anos pelo estadual: conquistar o título em duas temporadas consecutivas. A última vez que o Verdão conseguiu a façanha foi nas temporadas de 1993 e 1994.
Além disso, o Palmeiras também pode ser campeão paulista invicto pela quarta vez na história, repetindo as campanhas de 1926, 1932 e 1972, sendo o segundo no ranking geral, atrás apenas do Corinthians, com cinco títulos invictos.
Neste século, o Verdão pode engatilhar ainda o terceiro título consecutivo pela primeira vez, já que foi campeão brasileiro e da Supercopa nos últimos meses. No total, apenas cinco vezes o clube conseguiu três ou mais troféus em sequência. As outras ocasiões aconteceram na década de 20, década de 30, década de 50, década de 70 e pela última vez na década de 90.
A final contra o Água Santa representa também a quinta decisão de Paulistão contra um time de fora da capital, já que enfrentou o Santos por duas vezes (1959 e 2015), a Internacional de Limeira (1986), a Ponte Preta (2008) e agora a equipe de Diadema.
Acumulando todas as posições independente da fórmula de disputa, o Palmeiras já se isolou como o time que mais ficou na primeira ou na segunda colocação do Paulistão, com 52 edições em uma dessas posições, sendo campeão 24 vezes e vice nas 27 restantes.
No palco desta primeira partida da final, o Palmeiras está invicto há cinco jogos, somando cinco vitórias, e possui a maior série de triunfos seguidos da história do clube no estádio.