O ex-treinador do Boston Celtics, Ime Udoka, aceitou contrato e será o novo comandante do Houston Rockets segundo fontes ligadas a Shams Charania, insider do The Athletic. Suspenso pelos Celtas por um ano por condutas inapropriadas, o treinador ficou afastado das quadras durante toda a temporada 2022-23 após levar a equipe à final da NBA em seu primeiro e único ano como treinador principal de uma equipe.
Ime Udoka superou Frank Vogel, ex-técnico dos Lakers e campeão na bolha em 2020, e o ex-técnico do Charlotte Hornets, James Borrego, segundo fontes.
Para saber mais informações sobre a NBA, NBB e o mundo do basquete, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook, Instagram e Youtube.
Pelos problemas causados dentro da equipe técnica do Boston Celtics e pelo sucesso de seu substituto, seu antigo assistente Joe Mazzulla, o Ime Udoka não tinha grandes possibilidades de voltar ao comando da equipe e encontrou um novo caminho no Houston Rockets.
O treinador terá um talentoso, mas ainda jovem, elenco em suas mãos para comandar a partir da temporada que vem. Além de Jalen Green, segunda escolha geral do draft de 2021, e Jabari Smith Jr., terceira escolha geral do draft de 2022, os Rockets tiveram a terceira pior campanha na temporada atual e são fortes candidatos a conseguir a tão sonhada primeira escolha do draft pelo que é considerado um dos maiores talentos a aparecer no draft nos últimos anos, Victor Wembanyama.
Cerca de 60 milhões em espaço na folha salarial e outros jovens em estágio avançado de evolução como Alpheren Sengun, Kevin Porter Jr. e Kenyon Martin Jr. também foram grandes fatores que levaram Ime Udoka a aceitar a vaga do Houston Rockets.
Pelos Rockets, a escolha deo técnico se deu pela sua grande capacidade de agregar e comandar o vestiário da equipe. Udoka liderou os Celtics para uma temporada de 51 vitórias e 31 derrotas na temporada regular para ser um dos cinco técnicos a chegar a uma final de NBA em sua primeira temporada no comando nos últimos 25 anos.
Com um trabalho de melhor defesa da liga e um dos 10 melhores ataques, Ime Udoka terá grande impacto no Houston Rockets, que terminou a temporada regular como uma das cinco piores equipes nos dois quesitos e um recorde de 22-60, mas mostra estar em estágios finais de sua reconstrução.