Vivendo seu maior jejum de gols desde sua chegada no Corinthians, Yuri Alberto apresenta descontentamento com falta de chances proporcionadas a ele pelo time alvinegro. Irritado, o atacante recusou ceder entrevista na zona mista nos últimos dois jogos do Timão, contra Argentinos Juniors e Goiás.
POR QUE YURI ALBERTO NÃO MARCA?
Após boa passagem no Internacional de 2020 a 2022 e bom ano no Zenit, da Rússia, o Corinthians adquiriu o jogador por empréstimo, ainda em 2022, e fez muito esforço para continuar com o atacante em definitivo. Após a manutenção do Yuri Alberto, realizada em 2023, o jogador ainda não respondeu em números.
Siga o Esporte News Mundo no Instagram, Twitter, Facebook e Youtube.
Yuri Alberto estreou pelo Corinthians em vitória contra o Coritiba, por 3×1, no último Brasileirão, quando o time ainda era treinado por Vitor Pereira. Com o Português, Yuri jogava como centroavante, sendo municiado sempre por dois pontas abertos e finalizando as jogadas. Nesta função, o atacante terminou o ano com 11 gols marcados.
Já em 2023, o Yuri Alberto tem apenas quatro gols na temporada e deixou de ser o jogador a “empurrar” a bola nas redes. A mudança impactou nas chances recebidas, mas o deu outras virtudes. Com Fernando Lazaro, Yuri tinha um papel mais intenso de movimentação. Não mais como atacante isolado, ele tinha Roger Guedes ao lado, formando uma dupla de ataque.
Sem a utilização de pontas, Lazaro prezava pelo jogo por dentro, com três meios campistas, sendo dois de criação, e um jogador flutuando a frente. Posicionado ao lado de Guedes no ataque, o jogo exigia muita movimentação e troca de posições, o que obrigava Yuri a sair mais da área para auxiliar seus companheiros na construção, e diminuiu as chances de gol do artilheiro.
O atacante cresceu em número de assistências e teve boa sintonia com Roger Guedes no ataque, auxiliando principalmente as chegadas de Renato Augusto e Fabio Santos pela esquerda e as de Adson por dentro e pela direita. Mesmo assim, Yuri foi pouco municiado, e se descontentou com a falta de chances que teve, já que vive a sua maior seca com a camisa do Corinthians.
O novo técnico Cuca deve mesclar os dois modelos de jogo, já que gosta da utilização de ponteiros, mas que estejam em constante movimentação com o homem mais adiantado, que deverá sair mais da área. Agora jogando novamente como um “9”, Yuri Alberto pode reencontrar seu bom futebol, caso confirme entrosamento com os dois homens de ataque, já que possui capacidade, tanto de se movimentar, quanto de finalizar.
NOVA CHANCE
Yuri Alberto tem a chance de sair da seca, que já chega a seis jogos sem marcar, em duelo de volta na Copa do Brasil, contra o Remo, para reverter a derrota por 2×0 na ida, onde vive situação parecida com a de ano passado. Com oitos partidas de jejum, Yuri enfrentava o Atlético-GO, também na Copa do Brasil, após derrota em 2×0 na ida, e desencantou com três gols na partida, garantindo a classificação.
Válida pela terceira fase da Copa do Brasil, a partida contra o Remo acontece na noite de quarta-feira (26), às 21:30, na Neo Química Arena.