Com o objetivo de tornar o espaço adaptado e confortável para a comunidade surda, o Memorial do Juventude promoveu o Jaconi Tour do último fim de semana com tradução em Libras. A ação, que contou com a participação da intérprete de Libras Andrelise Sperb, ocorreu em parceria com a Escola de Educação Infantil Divertidamente e recebeu mais de 50 visitantes.
O evento ocorreu em dois horários: às 09h e às 10h45 e foi conduzido pela historiadora e responsável pelo Memorial do Juventude, Bárbara Lauxen e pelo mediador Vinícius Brezolin. Além deles estava uma intérprete, que conta com mais de 20 anos de experiência em Educação Especial.
– O Juventude vem, paulatinamente, buscando por melhorias em relação a acessibilidade, pensando na estrutura física, mas também no atendimento ao público. Nosso intuito é construir um espaço inclusivo, mostrar ao público que queremos a presença de todos. Recebemos grupos de crianças, adolescentes, idosos, PCD’s e, através do tour em Libras, estamos ampliando ainda mais. É um longo caminho de construção. Estamos trilhando essa jornada e temos muito por fazer – disse Bárbara Lauxen, em contato com o Esporte News Mundo através da assessoria de imprensa.
Para saber tudo sobre o Juventude, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram.
O tour foi feito com turmas mistas, isto é, recebeu o público ouvinte também. Assim, todos os presentes tiveram a mesma experiência, o que gerou uma oportunidade de vivência com a diversidade. De acordo com o Juventude, o objetivo é mostrar que todos são iguais.
– O Juventude, geograficamente, está no centro da cidade de Caxias do Sul e o município cresceu e abraçou nosso estádio. O clube participa de inúmeras ações sociais e possui parceria com instituições que auxiliam pessoas carentes e/ou em estado de vulnerabilidade social. Constantemente, buscamos formas de estar presente para nossa comunidade, com ações de auxílio aos mais necessitados, como as campanhas de inclusão – concluiu Bárbara.