Nesta última quarta-feira (26), a AlphaTauri confirmou por meio das suas redes sociais a saída do atual chefe de equipe, Franz Tost, ele deixará o cargo no final da temporada e sua vaga será preenchida por Laurent Mekies, ex-Ferrari.
Franz Tost era o chefe de equipe mais velho do grid, com 67 anos, porém nunca havia indicado que desejava se aposentar ou que estava cansado do caos que é o mundo da Fórmula 1.
“Em primeiro lugar, gostaria de agradecer a Dietrich Mateschitz, que me deu a incrível oportunidade de ser o chefe de equipe da Toro Rosso e da AlphaTauri nos últimos 18 anos. Foi um verdadeiro privilégio liderar por tanto tempo e um grande prazer trabalhar com tantas pessoas motivadas e qualificadas, que compartilham a minha paixão pela Fórmula 1. Com 67 anos, é hora de parar e com Peter [Bayer] como novo CEO e Laurent [Mekies] como chefe de equipe, encontramos duas pessoas muito profissionais, que levarão a escuderia ao próximo nível. Quero agradecer a todos pela boa cooperação”, disse Tost.
Mekies está de volta para sua primeira equipe na Fórmula 1. Na escuderia de Faenza, Laurent começou como engenheiro de corrida, depois foi promovido para engenheiro-chefe e chefe de desempenho. Após sua saída da Toro Rosso, como era chamada na época, ele passou quatro anos na FIA e depois foi para a Ferrari.
Além da chefia de equipe, a AlphaTauri também anunciou que Peter Bayer, ex-diretor executivo e secretário-geral da FIA, vai assumir o cargo de CEO ainda em 2023. Ele supervisionará a direção estratégica da equipe em suas instalações na Itália e no Reino Unido.
“Em primeiro lugar, gostaria de exaltar Franz [Tost] pelo excelente trabalho que ele fez ao longo de quase duas décadas no comando de Faenza. Desejo boa sorte a ele para o futuro e sei que tanto Peter [Bayer] quanto eu contaremos com a sua contribuição e conselhos”, disse Mekies. “Olhando para o futuro, tenho a honra de assumir o cargo de chefe e retornar à equipe onde passei grande parte do início de minha carreira. A AlphaTauri tem todos os ingredientes necessários para um maior sucesso no futuro e, em conjunto com Peter, estou ansioso para fazer isso acontecer”, seguiu.
Siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook
O responsável pela reformulação da estrutura da equipe de Faenza é o diretor-executivo de projetos e investimentos da Red Bull – que abrange a AlphaTauri -, Oliver Mintzlaff. O empresário alemão destacou as experiências de Bayer e Miekies que irão ajudar a substituir um chefe de “visão única”, como tem Tost.
“Antes de tudo, gostaria de agradecer a Franz Tost por seu trabalho árduo na AlphaTauri e na Toro Rosso nos últimos 18 anos. Ao longo de sua trajetória na equipe, Franz foi impulsionado por uma visão única: a busca por cada vez mais desempenho da máquina e do piloto. A sua liderança resultou em vitórias marcantes e no desenvolvimento de alguns dos maiores talentos já vistos na Fórmula 1”, ponderou Mintzlaff.
“Substituí-lo não foi fácil e resultou em uma redefinição da estrutura administrativa da equipe. Portanto, estou muito satisfeito em dar as boas-vindas a Peter Bayer, como CEO, e a Laurent Mekies, como chefe de equipe. Ambos têm grande experiência em cargos de comando na Fórmula 1 e, juntos, tenho certeza de que levarão a AlphaTauri a patamares ainda maiores no futuro”, encerrou.