Nessa sexta-feira (28), o surfista Gabriel Medina conquistou a etapa de Margaret River, na Austrália, da Liga Mundial de Surfe (WSL). Após período de jejum, o brasileiro volta a ser campeão de uma etapa do circuito mundial de surfe ao derrotar o norte-americano Griffin Colapinto, pelo placar final de 17.50 a 12.27.
O tricampeão mundial estava sem subir ao pódio desde 2021. Na temporada passada, Gabriel se afastou do circuito por um período para cuidar de sua saúde mental e em seguida, na retomada, teve de enfrentar uma lesão no joelho.
No circuito mundial de 2023, Medina sequer havia alcançado às quartas de final até aqui. Foi em Margaret River, etapa que o surfista nunca havia conquistado, que saiu o 17º título da carreira do brasileiro. Para conquistar o título inédito, Gabriel teve de deixar para trás compatriotas, o campeão eliminou Filipe Toledo nas quartas de final e na semifinal parou João Chianca, o Chumbinho.
Em cinco etapas da temporada, Gabriel Medina é o terceiro representante da brazilian storm diferente a levantar o caneco.
A liderança do ranking e a lycra amarela continuam com Chumbinho. Com o título em Margaret River, Gabriel pula para o sétimo lugar da lista, se reabilitando na disputa pela classificação para as Olímpiadas de Paris 2024 e mostrando força para o WSL Finals.
+ Siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram.
O próximo compromisso da Tour acontece no final de maio, entre os dias 27 e 28, em Surf Ranch, na Califórnia (EUA).