O Rio Branco se sagrou campeão do Campeonato Acreano de 2023 na noite de segunda-feira (1), no Estádio Florestão, ao derrotar o Humaitá por 1×0 na última rodada do segundo turno do Estadual pela soma dos pontos. O gol de Thiago Dunha, de pênalti, garantiu o 48º título do clube.
O Rio Branco foi campeão por chegar aos 13 pontos na tabela e terminar o Estadual com mais pontos que o adversário e ser o líder isolado. A campanha do clube foi boa, de ruim para a conquista do título: oito vitórias, um empate e apenas uma derrota. Foram 14 gols marcados e cinco sofridos.
Na primeira fase, o campeão não foi o líder dessa etapa. Terminou a fase de grupos na terceira colocação com 12 pontos, os mesmos que o Humaitá, que era o líder do grupo A.
No segundo turno, aí sim o clube fez mais pontos, 13 contra 10 do Humaitá, e assim o Rio Branco conquistou mais um título do Acreano.
Em 2024, os dois clubes tem calendário cheio. Rio Branco-AC e Humaitá são os clubes acreanos com vagas no Campeonato Brasileiro Série D, Copa Verde e Copa do Brasil.