Nesta quarta-feira (24), o Real Madrid venceu o Rayo Vallecano por 2 x 1, no Santiago Bernabéu, pela 36ª rodada do Campeonato Espanhol.
A partida foi marcada por uma série de homenagens do Real Madrid para Vinícius Júnior, que mais uma vez foi vítima de racismo no futebol espanhol – torcedores do Valencia foram racistas chamando o camisa 20 madrilenho de macaco na partida do último domingo, no Estádio de Mestalla.
Antes da bola rolar, os jogadores do merengues entraram em campo com o número 20 de Vinícius Júnior nas costas da camisa. Além disso, a torcida do Real presente no Santiago Bernabéu saudou o craque brasileiro no minuto 20 da partida e demonstrou apoio ao jogador com faixas e cartazes no estádio.
Com dores no joelho, Vinícius Júnior foi desfalque diante do Rayo Vallecano, mas foi até o gramado agradecer às manifestações de apoio e assistiu ao jogo das tribunas ao lado de Florentino Pérez, presidente do Real Madrid.
Dentro de campo, a partida foi equilibrada, mas o Real Madrid resolveu o jogo no talento individual. No primeiro tempo, os merengues fizeram uma partida sem muita inspiração e chegaram ao gol com Benzema, após passe de Valverde.
Já no segundo tempo, o clube madrilenho cozinhava a partida e não mostrava muito ímpeto ofensivo. Até que o Rayo Vallecano marcou o gol de empate com Raúl de Tomás. O atacante, que tinha acabado de entrar na partida, recebeu passe dentro da área e acertou um chutaço para deixar o placar tudo igual.
Quatro minutos depois, o Real Madrid fez o gol da vitória com Rodrygo Goes. O atacante brasileiro recebeu passe de Ceballos, que entrou no segundo tempo, avançou com a bola e chutou colocado, no canto do goleiro.
Na comemoração do gol, Rodrygo fez o gesto antirracista em apoio ao companheiro Vinícius Júnior.
O Real Madrid volta a campo no Campeonato Espanhol no próximo sábado (27), contra o Sevilla, fora de casa, pela 37ª rodada da La Liga. Os merengues lutam apenas pelo vice-campeonato neste fim de temporada.
O Rayo Vallecano, por sua vez, enfrenta dentro de casa o Villarreal no domingo (28). Com uma campanha mediana na liga espanhola, a equipe de Madrid acumula três derrotas seguidas na competição.