Com homenagens à Cidade Maravilhosa, a organização do L’Étape Rio by Tour de France anunciou o uniforme dos ciclistas para a corrida deste ano, que será no dia 25 de junho. As largadas para os percursos curto (55km) e longo (110km) estão marcadas para 6h, na Marina da Glória.
Os ciclistas usarão uma roupa com layout que remete às lindas e marcantes curvas da cidade fluminense, com o conforto ideal para os dias dedicados ao ciclismo. O desenho foi feito pela ASW Bike. O objetivo da organização do L’Étape Rio é criar uniformes que se conectam de alguma forma, além de terem uma simbologia especial.
Esta é a segunda etapa do L’Étape Brasil em 2023. A primeira foi em Cunha (SP), no mês de março. Na ocasião, o design fez uma releitura do uniforme histórico do L’Étape Cunha-2015, a primeira prova do L’Étape Brasil. Além de Cunha e do Rio de Janeiro, o ano corrente terá ainda uma etapa em Campos do Jordão (SP), entre 22 e 24 de setembro.
“A ideia para este ano era fazer layouts que conversem, evidenciando detalhes específicos de cada prova. No Rio, a gente trouxe o grafismo que lembra as ondas da Praia de Copacabana. Os uniformes são exclusivos dos atletas, que podem se inscrever até o dia 12. Por outro lado, no L’Étape Campos do Jordão haverá a venda. Quem não puder ir no L’Étape Rio de 2023, poderá já se inscrever no de 2024 durante o evento deste ano”, conta Thaís Barg, diretora de marketing do L’Étape Brasil.
No L’Étape Rio, há duas cores de uniformes. O azul é dedicado para os atletas “desafiados”, famosos como o jornalista Bruno Vicari, o profissional Murilo Fischer, a atriz Amanda Lee e o ex-jogador de vôlei Nalbert. O outro é o preto, dedicado aos atletas inspirados. Ao todo, são esperados 1800 ciclistas.
O L’Étape e o Tour de France
É a terceira vez que o L’Étape estará no Rio de Janeiro e essa competição é a segunda etapa do L’Étape Brasil by Tour de France presented by Santander. A primeira prova do calendário de 2023 aconteceu em abril, na cidade de Cunha (SP). Já a terceira será em Campos do Jordão, em setembro. Em abril de 2024, haverá nova edição em Cunha. O L’Étape Brasil é voltado para os ciclistas amadores e tem a chancela do Tour de France, uma das maiores competições de ciclismo de rua do mundo.
O L’Étape Brasil by Tour de France é uma das mais importantes provas do ciclismo amador do país. Com três etapas no país, o evento só perde para o México em números de provas chanceladas pelo Tour de France.São 30 etapas espalhadas pelo mundo. Entre os países que recebe as etapas amadoras estão: México, Canadá, Colômbia, República Tcheca, Dinamarca, França, Equador, Grécia, Brasil, Indonésia, Bolívia, Estados Unidos, Espanha, Romênia, Eslovênia, Eslováquia, Suíça, Portugal, Holanda, Bulgária, Chipre, Malásia e Tailândia.
O Tour de France, por sua vez, é a mais tradicional prova do ciclismo de estrada mundial, assim como o maior evento esportivo anual do mundo. Criado em 1903, o Tour de France reúne a nata do ciclismo: somente os melhores do mundo podem percorrer os 3.600 km da competição. É um evento de 22 dias (sendo apenas 2 dias de descanso para os atletas) que acontece sempre ao longo mês de julho.
O Tour é composto por 20 etapas de trajetos diferentes, que passam pela França e por países vizinhos. Por toda a sua grandiosidade, o Tour de France tornou-se um objeto de desejo de muitos atletas e espectadores. A cada ano, a competição leva mais de 12 milhões de pessoas às ruas para torcer e animar os atletas ao longo das estradas.