Na próxima quinta-feira (22), o Botafogo enfrenta o Cuiabá, fora de casa, no retorno aos gramados depois da pausa de 12 dias sem jogos, por conta da Data Fifa. Na liderança do Brasileirão, o clube carioca precisa continuar somando pontos, já que o Palmeiras está na cola. Aliás, no próximo fim de semana, as duas equipes se enfrentam em um grande confronto pela primeira colocação.
Com o retorno iminente, o Esporte News Mundo fez uma lista de observações em relação aos próximos passos do Glorioso na temporada e o que pôde ser aproveitado durante a pausa.
Sequência como visitante e duelo contra o Palmeiras
Com 100% de aproveitamento como mandante, o Botafogo não vence fora do Rio de Janeiro, no Brasileirão, desde a segunda rodada, contra o Bahia. Contra o Cuiabá, a equipe terá um adversário ingrato, que não vence desde 2019. No ano passado, foram duas derrotas, ambas por 2×0.
Em seguida, o Glorioso terá um confronto duríssimo contra o Palmeiras, no Allianz Parque. Invicto no Brasileirão, o time de Abel Ferreira tem uma regularidade impressionante ao seu favor, e vai com tudo para assumir a liderança pela primeira vez na atual edição. Contudo, os cariocas já mostraram que têm condições de enfrentar qualquer equipe brasileira atualmente.
Descanso dos jogadores
O Botafogo terminou a maratona de jogos com um saldo positivo, mas estava muito próximo de atingir seu limite físico. O cansaço afetou o rendimento em vários jogos, e Luís Castro precisou poupar jogadores a todo momento.
O elenco do Botafogo é mais recheado do que a maioria dos clubes da Série A, mas ainda assim, teve problemas para repor algumas posições, como na zaga, lateral-direita e de centroavante. Além disso, jogadores importantes tiveram lesões ao longo das últimas semanas, como Marçal, Danilo Barbosa, Gabriel Pires e Matias Segovia.
Retorno de Gabriel Pires e Danilo Barbosa
Aliás, falando em lesionados, o Botafogo vive a expectativa de ganhar dois reforços para o meio-campo. Danilo Barbosa e Gabriel Pires estão treinando com o grupo e podem ser relacionados para enfrentar o Cuiabá.
Sem jogar há um mês e meio, Danilo Barbosa teve uma lesão mais complicada, justamente no seu melhor momento com a camisa alvinegra. Com a boa fase de Marlon Freitas, a ausência foi minimizada, mas seu retorno ajudará a rodar o elenco. Por outro lado, Gabriel Pires está três semanas longe dos gramados e é um importante fator técnico na equipe.