O Fluminense e Umbro já definiriam que como será o novo terceiro uniforme. O clube vai prestar homenagem ao cantor, compositor e poeta Cartola, grande tricolor. A camisa está prevista para ser lançada em outubro. A informação foi dada inicialmente pela Coluna do Ancelmo Gois, o Globo e confirmada pela reportagem do Esporte News Mundo.
Um dos pontos altos é que a camisa terá as cores verde e rosa ao sambista, que tem ligação com a Escola Primeira de Mangueira. A paixão de Cartola pelo Fluminense sempre foi exaltada pela torcida, seja com bandeiras ou em forma de arte, com um grande painel com o rosto do sambista próximo à sede do clube.
O Fluminense já lançou os novos uniformes branco e também o tricolor para a sequência da temporada. O presidente Mário Bittencourt já tinha revelado que a torcida teria uma surpresa com relação a terceira camisa.
Cartola e ligação com o Fluminense
Carioca, nascido no bairro do Catete, Angenor de Oliveira, seu nome de nascença, foi um dos espectadores de treinos do profissional na época do time tricampeão carioca em 1917/18/19 e das obras do estádio. Aos oito anos, se mudou para o bairro das Laranjeiras – bem próximo ao Fluminense – onde morou com sua família e se tornou tricolor, tendo Marcos Carneiro de Mendonça seu grande ídolo.
Angenor de Oliveira se apaixonou pelo Fluminense ainda com seus oito anos, consagrou-se como m dos maiores craques do samba brasileiro e marcou não só a história do samba, como também um pedaço da história tricolor. Alguém como ele não poderia ir ao céu em um dia comum.
É possível dizer que há duas versões para que a Mangueira tenha as cores verde e rosa. A primeira é que ele teve como referência a bandeira verde e rosa do “Rancho dos Arrepiados”, agremiação carnavalesca de Laranjeiras, na qual seu pai tocava. A segunda é que Cartola foi enfático em definir as cores de seu Fluminense, mas quando começaram a confeccionar as fantasias em grená, a cor desbotava nas lavagens e gerava um rosa.