Com bons resultados na base do Cuiabá nos últimos anos, o clube vem aprimorando e investindo mais na base, de olho no futuro dos atletas e o próprio time. Com esse investimento, o Dourado vem colhendo os frutos, com Rikelme no elenco profissional nessa temporada, por exemplo.
Outro motivo, é que o clube quer formar atletas para se tornar ídolos do clube que sejam nascidos no Estado de Mato-Grosso. Rikelme parece ser o primeiro de muitos, e é isso que o clube almeja no futuro.
Natural de Cuiabá, jovem foi formado nas categorias de base do Dourado, foi destaque na conquista inédita do Brasileirão de Aspirantes em 2022 e nas boas campanhas do Dourado na Copa São Paulo e no Campeonato Brasileiro Sub-20 deste ano, antes de ser promovido ao grupo profissional e virar titular sob o comando do técnico António Oliveira. Além disso, Rikelme foi convocado para a Seleção Brasileira Sub-20 em abril. O camisa 20 do time vive bom momento, marcando gols na elite do futebol brasileiro.
– Cheguei na base aos 15 anos e vivi toda essa evolução. Acompanhei e vivenciei o crescimento do clube, e sou testemunha de como as coisas mudaram para melhor. Pude me desenvolver como atleta e como ser humano, aprendi muita coisa e isso só foi possível pela estrutura que o clube está proporcionando. Se hoje estou realizando os meus sonhos e os da minha família, é graças ao Cuiabá e sempre vou ser grato por isso. É motivo de muito orgulho representar o time da minha cidade – ressaltou Rikelme.
+ Cuiabá encara Mixto na semifinal do Estadual Sub-20
Em nota publicada pelo Cuiabá, cita que o clube tem um projeto para trazer mais jogadores da base para o time principal. Cristiano Dresch, vice-presidente do Dourado, destacou alguns pontos e falou sobre os próximos passos desse projeto.
– O grande projeto do Cuiabá é ser uma das referências do país na formação de atletas, e estamos trabalhando arduamente para isso, investindo em estrutura física e humana e aprimorando os processos internos para que os jovens tenham o melhor desenvolvimento possível. O próximo passo é intensificar a observação e captação de talentos nascidos aqui no estado, pois queremos formar os nossos ídolos dentro de casa. Esse é o nosso maior sonho e vamos realizá-lo – frisou o vice-presidente.
E completou
– A gente sabe que um atleta local, formado em casa, tem uma identificação muito mais forte com o clube e com o estado. Temos o Rikelme como maior exemplo. Um atleta de alto nível, formado integralmente na nossa base e que nos orgulha muito. E nós temos a certeza de que ainda vamos ter muitos jogadores como ele. A mensagem que queremos passar é a de que qualquer criança pode se tornar um Rikelme, e nós vamos buscar oportunizar o máximo de talentos locais que for possível – completou Cristiano Dresch.