O terceiro dia de regatas da Semana Internacional de Vela de Ilhabela foi realizado nesta quarta-feira (26) com ventos de média intensidade e sol de quase 30 graus em Ilhabela (SP).
Uma verdadeira tarde clássica da modalidade para os 130 barcos que disputam a 50ª edição do evento.
Com três raias montadas na Ponta das Canas, no norte da ilha, a organização decidiu por duas regatas barla-sota – entre boias – para todas as classes, com exceção da Multicasco, Clássicos, RGS e Bico de Proa. C30 e HPE25 tiveram três.
As disputas foram equilibradas para todas as classes desde a largada até a parte final. As regatas exigiram atenção principalmente às manobras por se tratar de uma barla-sota.
Velejadores mais experientes e profissionais puderam competir ao lado dos amadores e quem veio ao evento pela primeira vez!
”Estava um dia lindo, céu limpo, entrou um vento na medida, 10 nós, variou pouco. A raia estava com muitos veleiros e bem montada. Todas as tripulações se divertiram muito. E a grande sacada do Bico de Proa é isso, né? Diversão com os amigos, buscando sempre ganhar, mas é uma diversão”, disse Sérgio Vinícius do For Sale, barco da Bico de Proa.
Classes como a Bico de Proa, RGS, Multicascos e Clássicos contam com tripulações que mesclam experiência e atletas mais novos, uma das marcas da Semana Internacional de Vela de Ilhabela.
A mistura de clima bom e vento só favorece quem veio competir no evento, apontado como o maior da América do Sul na modalidade oceano.
”O dia foi perfeito, realmente maravilhoso! É incrível como a gente tem um inverno dessa temperatura! A beleza que a gente tem aqui, esse evento, a sua organização deste evento fazem a diferença”, disse Kasuo Miyake, integrante do Atrevida, barco homenageado pela SIVI por completar 100 anos.
Experiente velejador com duas Olimpíadas e quatro Pan-Americanos, Mario Buckup faz parte das muitas histórias da Semana de Vela de Ilhabela. No píer do Yacht Club de Ilhabela foi saudado por vários participantes de todas as gerações. O navegador paulista elogiou a organização e as condições de velejo na ilha.
”Ilhabela é muito boa para velejar e reúne os melhores do Brasil. Sem dúvida, eu acho que o top da vela está aqui. É sempre uma grande emoção, esse número 50. Eu espero chegar até ano que vem para participar dessas regatas”, contou Mario Buckup.
Na ORC, o Crioula segue líder com vantagem de 6 pontos para o argentino Sandokan, 8 para o Phoenix e 10 para o Phytoervas. Porém, os atuais campeões perderam os 100% de aproveitamento na SIVI.
Resultados oficiais de todas as classes — https://sivilhabela.com.br/resultados/
A previsão para a quinta-feira (27) é de ventos de 10 a 12 nós, com rajadas de até 20 nós. A tendência é que as temperaturas caiam um pouco no fim da tarde em Ilhabela (SP). As regatas começam a partir das 12h.
Foto: Matias Capizzano