A Austrália entrou em campo pressionada. Corria o risco de ser eliminada na fase de grupos após 20 anos, precisava vencer para não depender da combinação de outros resultados e jogava em casa. Mas deixou todos os receios para trás. Em jogo disputado no Estádio Retangular de Melbourne, em Melbourne/AUS, as Matildas apresentaram seu melhor desempenho no Mundial e venceram o Canadá por 4 a 0. Hayley Raso (duas vezes), Mary Fowler e Steph Catley garantiram a vitória no duelo válido pela terceira e última rodada do Grupo B, que determinou a classificação das anfitriãs às oitavas de final da Copa do Mundo Feminina.
Siga o Esporte News Mundo no Facebook, Twitter, YouTube, Instagram, Threads, Koo e TikTok.
O equilíbrio dos primeiros minutos e a organização canadense duraram muito pouco. A Austrália apresentou postura mais eficiente e, mesmo com menos posse de bola, ameaçava mais. E o placar foi aberto aos oito minutos. Catley foi acionada em velocidade pela esquerda e cruzou rasteiro. A bola encontrou Hayley Raso na direita e a atacante chutou cruzado. O gol foi anulado, mas veio a validação após revisão da arbitragem de vídeo.
Animadas pela abertura do placar, as Maltidas se sentiram mais à vontade e chegaram a marcar aos 33 minutos. Fowler cruzou, Riviere fez o corte parcial, Raso ficou com a sobra e finalizou. A goleira Sheridan deu rebote e Fowler completou ao gol, mas a arbitragem anulou após verificar impedimento. Mas logo as donas da casa voltaram a balançar as redes. Cooney-Cross cobrou escanteio da esquerda, Sheridan deu um tapa, a bola bateu na coxa de Quinn e sobrou para Raso empurrar ao gol.
No segundo tempo, o Canadá veio com quatro mudanças, mas pouco mudou o desempenho em campo. As australianas permaneciam confortáveis e chegaram naturalmente ao terceiro gol. Foord foi acionada em lançamento pelo alto, avançou pela esquerda, entrou na área e cruzou. Fowler pegou mal, mas a bola bateu na trave e entrou. A vantagem poderia ser mais elástica, mas a trave impediu que Fowler marcasse mais uma vez. Nos acréscimos, após verificação da arbitragem de vídeo, foi visto pênalti de Jessie Fleming em Gorry. Na cobrança, Catley bateu bem e transformou a vitória em goleada.
Com a vitória e o empate sem gols entre Irlanda x Nigéria, a Austrália terminou a fase de grupos no topo do Grupo B, com seis pontos, seguidos pelas nigerianas, com cinco. Atuais campeãs olímpicas, as canadenses dão adeus junto com as irlandesas. Nas oitavas de final, as Matildas irão enfrentar a seleção que terminar no segundo lugar do Grupo D, composto por Inglaterra, Dinamarca, China e Haiti. O confronto está marcado para a próxima segunda-feira (7), às 7h30, no Sydney Stadium, em Sydney/AUS.