Parece que a frase “o mundo dá voltas” tem relação com uma das partidas da 18ª rodada do Campeonato Brasileiro. O confronto entre Vasco e Grêmio, que acontece neste domingo (6), às 16h, em São Januário, marca não só o retorno das equipes a elite do futebol, mas o momento desigual que elas vivem. Enquanto o Tricolor Gaúcho briga por uma vaga na Libertadores, o Cruzmaltino teme o que seria seu quinto rebaixamento no campeonato.
+ Vasco x Grêmio: retrospecto, prováveis escalações, arbitragem e onde assistir
A última vez que os times se enfrentaram foi no segundo turno da Série B de 2022. Na época, o Grêmio levou a melhor e venceu a partida, em casa, por 2 a 1 com gols de Bitello e Thaciano. O Vasco, no entanto, não foi efetivo dentro de seu domínio e acabou empatando sem gols com o rival no primeiro turno. No histórico, o clube gaúcho leva a melhor com 36 vitórias contra 23 dos cariocas em 80 jogos.
TEMPORADA PÓS-SÉRIE B
Os dois clubes subiram juntos para a série A, mas o Grêmio é quem está se dando melhor na elite do futebol. Em quinto lugar com 30 pontos – e um jogo a menos –, o time surpreende com sua campanha no campeonato e vive uma “lua de mel” com a torcida. Com o técnico Renato Gaúcho, tudo parece dar certo para o Imortal.
Já no Vasco o clima é de velório. O clube faz sua pior campanha na história do campeonato – ocupa a última colocação com nove pontos em 17 rodadas. Para piorar, sequer venceu e marcou gol nos oito jogos que atuou em São Januário. O time Cruzmaltino está jogando sem a presença de sua torcida desde junho devido uma punição imposta pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva após uma confusão ocorrida no jogo contra o Goiás na 11ª rodada.
Para o clube carioca, o primeiro ano com a SAF na série A foi a maior esperança da temporada. Para o gaúcho, foi a contratação de um dos maiores atacantes do mundo. Luis Suárez foi contratado em dezembro de 2022 e já soma 25 participações em gols – 16 gols e nove assistências – em 33 jogos. Mesmo com as boas estatísticas, o uruguaio está há mais de 40 dias sem balançar as redes, mas tem a chance de reverter a situação contra o Vasco.
O Cruzmaltino, no entanto, não tem um camisa nove goleador. Desde a saída de Pedro Raul – que não entregou o esperado –, o time de Ramón Díaz se movimentou no mercado para trazer um jogador para a posição e acabou contratando dois: Sebastián Ferreira e Pablo Vegetti – um dos artilheiros do Campeonato Argentino. Para o confronto contra o Grêmio, Ferreira aparece no esboço do time titular, já que Vegetti – contratado há dois dias – pouco treinou com o elenco.
ALIANÇA ENTRE AS TORCIDAS
A partida também marca a aliança entre as torcidas de Vasco e Grêmio. Amigas, ambas fazem parte da união “Dedo Pro Alto” (DPA), que conta com as organizadas do Palmeiras, Atlético Mineiro, Santa Cruz e outras 16 equipes. Todo ano em que os times se enfrentam, seja em São Januário ou na Arena do Grêmio, as torcidas se unem nos arredores do estádio em forma de confraternização.
+ SIGA O ESPORTE NEWS MUNDO NO INSTAGRAM, TWITTER, FACEBOOK E YOUTUBE.