Tudo levava a crer que Lionel Messi conheceria a derrota pela primeira vez desde que chegou aos Estados Unidos. Mas o craque argentino teve um daqueles momentos de ampla inspiração e decisão para levar o Inter Miami em busca de mais um título. Em jogo válido pela semifinal da US Open 2023, disputado no TQL Stadium, em Cincinnati/EUA, na noite desta quarta-feira (23, a equipe da Flórida empatou com o Cincinnati em 3 a 3 na prorrogação e venceu nos pênaltis por 5 a 4. No tempo normal, Luciano Acosta, Brandon Vázquez e Yaya Kubo marcaram os gols do time da casa, enquanto Leonardo Campana (duas vezes) e Josef Martínez assinalaram os tentos da equipe visitante.
Siga o Esporte News Mundo no Facebook, Twitter, YouTube, Instagram, Threads, Koo e TikTok.
Os donos da casa não começaram o jogo com maior posse de bola, mas foram eficientes no momento de finalizar. Aos 17 minutos, Kevin Acosta recebeu passe pelo alto, dividiu na área e finalizou com o pé direito para abrir o placar. Dois minutos depois, a rede balançou de novo com um golaço de Boupendza, mas o gol foi invalidado por impedimento do atacante. Os visitantes levaram perigo após ser vazado, com Diego Gómez e Jean Mota, mas o goleiro Alec Kann fez boas defesas.
No segundo tempo, os mandantes permaneceram com melhor desempenho e chegaram ao segundo gol em contra-ataque. Santiago Arias foi acionado em velocidade pela direita e cruzou rasteiro para Brandon Vázquez. O atacante dominou na área e chutou rasteiro aos sete minutos para marcar o segundo do Cincinnati. O centroavante quase marcou mais um, mas não conseguiu acertar o alvo.
Quando o cenário era completamente desfavorável ao Inter Miami, Lionel Messi apareceu para mudar os ritmos da partida. Aos 22 minutos, o camisa 10 cobrou falta da esquerda e Leonardo Campana testou firme para recolocar a equipe da Flórida no jogo. Apesar do gol, os mandantes deram muito trabalho e poderiam ter liquidado a partida nos minutos seguintes. Yuya Kubo chegou a balançar as redes, mas usou o braço na hora de marcar e o gol foi anulado. Restou ao goleiro Drake Callender fazer providenciais intervenções até que Messi novamente apareceu para decidir. Aos 52 minutos, o argentino cruzou do lado esquerdo da intermediária na medida para Leonardo Campana empatar o jogo com cabeceio no contrapé de Kann.
Tempo extra e penalidades
Autor dos dois gols do Inter Miami, Campana foi substituído por Cremaschi no início da prorrogação, e a substituição feita por Tata Martino teve efeito imediato. Logo aos dois minutos do tempo extra, o atacante deu belo passe para Josef Martínez entrar livre na área e finalizar na saída de Kann para virar o jogo. O Cincinnati reagiu, pressionou em busca do empate e conseguiu empatar no segundo tempo. Aos sete minutos, Halsey cruzou da esquerda, David Ruiz rebateu e Yuya Kubo ficou com a sobra para dominar e chutar forte.
Nos pênaltis, todos os jogadores cobraram bem. Na última cobrança do Cincinnati, Hagglund cobrou praticamente no meio do gol e Callender defendeu. Em seguida, Cremaschi acertou a cobrança que garantiu a classificação do clube da Flórida.
O adversário do Inter Miami na final do US Open será conhecido do confronto entre Houston Dynamo x Real Salt Lake. A partida será disputada no próximo dia 27 de setembro, em local e horário a serem definidos.