Neste sábado (16), um evento um tanto ‘diferente’, a Noche UFC. Sim, é mais um card da principal organização de MMA do mundo em Las Vegas. Mas este com um significado especial: comemorar o dia da Independência do México, justamente neste dia.
Para comemorar, uma representante do país, Alexa Grasso, defendeu na luta principal da noite o cinturão dos moscas na revanche contra Valentina Shevchenko;. E numa luta bastante disputada, o resultado acabou sendo um inesperado empate. O que mantém o título com a mexicana
A luta
Disposta a mostrar que a derrota da primeira luta foi um ‘acidente’, Valentina tratou de ir para cima já no começo da luta. Com a esquerda e os chutes em dia, a quirguistanesa mostrou agressividade e força contra a campeã, que procurava achar um modo de ditar o ritmo. O melhor momento do primeiro round aconteceu numa queda de ‘Bullet’, que conseguiu a montada em Alexa, mas sem capitalizar na finalização;
A ex-campeã seguiu em cima da rival no segundo round, mas um golpe da mexicana derrubou Valentina, que conseguiu se recuperar e tentar uma queda, esta sem muito sucesso. Depois, uma tentativa bem sucedida de levar a luta para baixo por parte da quirguistanesa fez o round ficar movimentado, com a campeã no chão tentando a chamar a adversária para o solo.
E uma nova queda de Valentina no terceiro round deu à desafiante a chance de devolver a finalização que a fez perder o cinturão na primeira luta. A ‘Bullet’ foi para a guilhotina e por pouco não ajeitou a finalização, mas insistiu em mantar Grasso no solo e não deixou a rival respirar um segundo no restante do round.
O quarto round começou mais ameno e com as duas lutadoras buscando um pouco de trocação. Valentina tentou quedar, mas Alexa defendeu e, depois, a mexicana conseguiu levar a luta para baixo e teve a chance de tentar a chave de braço. Porém, a quirguistanesa se levantou e deixou cotovelada na adversária. No final, outra queda da ex-campeã.
Com a luta bastante acirrada, o quinto round seria o que definiria a vida das duas lutadoras na Noche UFC. A quirguistanesa teve um grande momento quando uma série de combinações de socos incomodaram demais a campeã. Pressionada, Alexa conseguiu uma queda e foi para a montada e tomou as costas da rival. A mexicana pegou o pescoço e foi para a finalização, que não aconteceu porque Valentina conseguiu suportar bem a pressão.
Diante de uma luta disputada, o resultado poderia virar contestação. E virou, pois os juízes viram empate no duelo. O resultado manteve o título dos moscas com Grasso, mas rapidamente fez a ‘Bullet’ protestar e reclamar por uma trilogia
VAR e polêmica marcam luta de único brasileiro.
Apenas um brasileiro subiu ao octógono da Noche UFC neste sábado. Daniel Miojo enfrentou Edgar Cháirez para tentar encerrar um jejum de quatro lutas sem vencer. Mas acabou vendo o combate se tornar centro de uma grande polêmica.
Tudo corria sem problemas no primeiro round até o mexicano conseguir encaixar uma guilhotina em pé. O árbitro Chris Tognoni encerrou a luta ao ver que o braço do brasileiro parecia ‘mole’, como se tivesse ‘apagado’ com a finalização. Mas assim que a luta acabou, Miojo prontamente mostrou que não tinha perdido os sentidos e reclamou da interrupção.
E o VAR apareceu para resolver a situação. Nas regras do MMA, o vídeo pode ser usado para resolver situações em que lutas são encerradas por lances controversos. Ao rever as imagens do lance, Tognoni percebeu que Miojo estava consciente ainda e decidiu reverter sua decisão, mudando o resultado para luta sem resultado (‘no contest’).
Resultados Noche UFC – Grasso x Shevchenko 2
Card principal
Alexa Grasso e Valentina Shevchenko empatam em decisão dividida dos juízes – Grasso mantém o cinturão dos moscas
Jack Della Maddalena venceu Kevin Holland por decisão dividida dos juízes
Raul Rosas Jr venceu Terrence Mitchell por nocaute técnico (0:54 do R1)
Daniel Zellhube venceu Christos Giagos por finalização (3:26 do R2)
Kyle Nelson venceu Fernando Padilla por decisão unânime dos juízes
Card preliminar
Lupita Godinez venceu Elise Reed por finalização (3:38 do R2)
Roman Kopylov venceu Josh Fremd por nocaute (4:44 do R2)
Daniel Miojo e Edgar Chaírez terminaram em luta ‘no contest’ (interrupção prematura revertida em replay aos 3:47 do R1)
Tracy Cortez venceu Jasmine Jasudavicius por decisão unânime dos juízes
Charlie Campbell venceu Alex Reyes por nocaute técnico (3:38 do R1)
Josefine Knutsson venceu Marnic Mann por decisão unânime dos juízes